OFICINA LITERÁRIA “MINHA TROVA”

Autores

  • Margarida da Silveira CORSI
  • Cassia Mirelli Mussolim OLIVARTE
  • Lilian Cristina Buzato RITTER

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i2.1593

Resumo

O presente artigo descreve uma oficina literária denominada “Minha Trova”, destinada a alunos das séries iniciais do ensino fundamental II. O objetivo da oficina é desenvolver a apreciação do gênero literário poema, por meio da leitura crítica e de reflexões intuitivas/subjetivas, embasadas na materialidade do texto, com foco na proficiência do aluno como sujeito leitor. Defendemos a leitura como uma prática libertadora e humanizadora, na qual deve ser garantido o seu acesso a todo cidadão, salientando que a leitura é o maior de todos os conhecimentos. A abordagem teórica está fundamentada, sobretudo, em Barthes (1980), Michelleti (2000), Candido (2004), Langlade (2013), Rouxel (2013) e Corsi e Fleck (2018). Dessa forma, propomos a atividade de leitura literária a partir de textos populares e próximos à vivência do aluno, sob orientação metodológica híbrida de Corsi e Fleck (2018) e de Micheletti (2000), perpassando as etapas de sensibilização, motivação, leitura, análise, interpretação e expansão. Com esta oficina, esperamos oferecer uma possibilidade de intervenção pedagógica no texto literário, que possibilite a reflexão crítica do sujeito leitor.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Oficina literária. Poema. Trova.

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Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos