O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - BNCC

Autores

  • Carlos Henrique Ramos da SILVA
  • Josivaldo Custódio da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i2.1592

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal fazer uma reflexão crítica sobre a forma de abordagem do ensino de literatura na BNCC (BRASIL, 2018), para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são investigar os aspectos do letramento literário ao longo das habilidades propostas; pesquisar qual abordagem teórica orienta o documento; estabelecer um paralelo entre as habilidades propostas e o letramento literário. Para tanto, recorrer-se-á aos estudos de Cosson (2018a), Barthes (1980) e Aguiar e Bordini (1988), a fim de refletir sobre o letramento literário, as perspectivas de ensino da literatura, a especificidade da linguagem literária e o papel da escola na formação do leitor literário. A pesquisa se desenvolveu conforme a abordagem quali-quantitativa de base bibliográfica, já que se limitou à investigação da BNCC e suas implicações para a orientação do currículo dos anos finais. Assim, averiguou-se as relações entre as habilidades e as competências e a sua organização ao longo dos campos de atuação e dos eixos pertinentes a cada ano do Ensino Fundamental na última etapa, no caso, do sexto ao nono ano e se chegou à conclusão de que a BNCC contribui para refletir a construção de um currículo para o ensino de literatura mais equânime, democrático, humanizador, ainda que reproduza o domínio dos estudos estritamente linguísticos.

PALAVRAS-CHAVE: BNCC. Ensino Fundamental. Anos Finais. Letramento Literário.

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Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos