O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM - BNCC
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v5i2.1592Resumo
Este artigo tem como objetivo principal fazer uma reflexão crítica sobre a forma de abordagem do ensino de literatura na BNCC (BRASIL, 2018), para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são investigar os aspectos do letramento literário ao longo das habilidades propostas; pesquisar qual abordagem teórica orienta o documento; estabelecer um paralelo entre as habilidades propostas e o letramento literário. Para tanto, recorrer-se-á aos estudos de Cosson (2018a), Barthes (1980) e Aguiar e Bordini (1988), a fim de refletir sobre o letramento literário, as perspectivas de ensino da literatura, a especificidade da linguagem literária e o papel da escola na formação do leitor literário. A pesquisa se desenvolveu conforme a abordagem quali-quantitativa de base bibliográfica, já que se limitou à investigação da BNCC e suas implicações para a orientação do currículo dos anos finais. Assim, averiguou-se as relações entre as habilidades e as competências e a sua organização ao longo dos campos de atuação e dos eixos pertinentes a cada ano do Ensino Fundamental na última etapa, no caso, do sexto ao nono ano e se chegou à conclusão de que a BNCC contribui para refletir a construção de um currículo para o ensino de literatura mais equânime, democrático, humanizador, ainda que reproduza o domínio dos estudos estritamente linguísticos.
PALAVRAS-CHAVE: BNCC. Ensino Fundamental. Anos Finais. Letramento Literário.
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BARBOSA, João Alexandre. A biblioteca imaginária. São Paulo: Ateliê Editorial, 1996.
BARTHES, Roland. Aula. Tradução e posfácio de L. Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998a.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2004.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 jul. 2019.
CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004, p. 169-191.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018a.
COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2018b.
COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo (coord.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010, p. 55-68.
MODERNA. Por dentro da BNCC: material de referência pedagógica (educação infantil e ensino fundamental). [São Paulo]: Moderna, [2018?].
PEREZ, Tereza (org.). BNCC: a Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica. São Paulo: Moderna, 2018.
PERISSÉ, Gabriel. Literatura e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
ROCCO, Maria Teresa Fraga. Literatura, ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.