LETRAMENTOS LITERÁRIOS DIGITAIS NO CIBERESPAÇO: DIALOGANDO COM AS FANFICS

Autores

  • Alexsandro Vital de ALMEIDA
  • Ivanda Maria Martins SILVA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i2.1591

Resumo

Pretende-se analisar as fanfics e suas influências nas práticas de letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio. O estudo fundamentou-se nas abordagens dos seguintes autores: Barton e Hamilton (2000); Lévy (1999); Lima e Menezes (2017); Lorenzi; Pádua (2012); Marcuschi e Xavier (2010); Moreira (2013); Neves (2012); Padrão (2007); Rojo; Barbosa; Collins (2005); Silva (2017); Soares (2002); Vargas (2015). A metodologia utilizada priorizou abordagem qualitativa, mediante técnicas procedimentais, tais como: pesquisa de campo em duas escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, aplicação de questionários com estudantes do ensino médio. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes não tem conhecimento sobre as fanfics (62,3%) e 83% não costumam ler fanfics na internet. Mesmo sem o conhecimento do gênero fanfic, muitos estudantes (39,6%) afirmaram que gostariam de que o professor de literatura trabalhasse com fanfics em sala de aula. No cenário da cultura digital, a escola precisa desenvolver ações para motivar letramentos literários nos meios digitais, no sentido de ampliar práticas de leitura e escrita direcionadas à literatura. A fanfic pode se transformar em uma ferramenta didática importante para estimular essas práticas de letramentos dos jovens estudantes do ensino médio, interessados nas conexões entre literatura e outras linguagens do ciberespaço.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Letramento Literário. Fanfics. Ensino Médio. Cultura Digital.

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Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos