LETRAMENTO EMERGENTE: IMERSÃO INFANTIL NO MUNDO LETRADO

Autores

  • Carolina Campos Leite Loyolla ATAIDE
  • Paula Fontana FONSECA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i2.1589

Resumo

O processo de alfabetização sempre recebeu grande atenção por conta de sua relevância na sociedade e tem sofrido alterações, com o passar dos anos, de acordo com novas metodologias e abordagens propostas por estudiosos e pesquisadores da área. Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a diferença entre a alfabetização e o conceito de letramento, o que possibilita um trabalho anterior à codificação e à decodificação de signos e símbolos. Os dois objetivos do artigo são, a saber: (i) contribuir para a sensibilização docente sobre a importância do letramento inicial, como preparação para a alfabetização formal e (ii) apresentar estratégias práticas para o letramento inicial. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre alfabetização e letramento de Soares (2004, 2009, 2011), Ferreiro e Teberoski (1999), Dehaene (2012), Lerner (2002) e Clay (1966). A metodologia utilizada neste artigo é a revisão bibliográfica. Dessa forma, esperamos que este trabalho possibilite uma reflexão e uma ampliação do entendimento do que é a alfabetização e o letramento, antes compreendida como uma fase com idade específica, mas agora apresentada como um processo de longo prazo e contínuo.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Letramento emergente. Leitura de mundo.

Referências

BAUER, E. B.; GORT, M. Early Biliteracy Development: exploring young learners’ use of their linguistic resources. New York: Routledge, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador. Brasília: MEC/SEB, 2012.

CLAY, M. M. Emergent reading behaviour. Tese de Doutorado. New Zealand: University of Auckland, 1966.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução por: Leonor Scliar - Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GRANDO, K. B. O letramento a partir de uma perspectiva teórica: origem do termo, conceituação e relação com a escolarização. In: IX Seminário Anped Sul.: Caxias do Sul, 2012.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

POWELL, D. R., DIAMOND, K. E., KOEHLER, M. J. Effects of an early literacy professional development intervention on head start teachers and children. Journal of Education Psychology, v. 102, n. 2, p. 299-312, 2010.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 29, p.18-22, fev./abr. 2004.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

VIAL, J. A. L. S; HENN, I. A. Formação docente e perspectivas do letramento. In: Cadernos PDE - Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. V. 1. Governo do Estado do Paraná, 2013.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos