LUDICIDADE: UM CAMINHO PARA FACILITAR A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Wagner David ROCHA Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Napoleão Gomes SOUSA Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Arlany Emanuel SILVA Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.154

Resumo

Pretende-se neste artigo abordar as contribuições da ludicidade para a proficiência em compreensão leitora do texto literário nas séries finais do ensino fundamental, tendo em vista que a abordagem didática praticada nessa área e nessa etapa escolar deixa muito a desejar com relação à presença e à consequente exploração do lúdico nas atividades de leitura realizadas nas séries iniciais. A principal reflexão que orienta o ponto de partida das discursões aqui propostas é a real e urgente necessidade de dar continuidade às experiências exitosas de leitura lúdica que ocorrem nos primeiros anos do ensino fundamental a fim de que os alunos obtenham um significativo e progressivo rendimento em suas práticas leitoras. Para vencer esse desafio, o aporte teórico-metodológico traçado fundamenta-se no modelo de sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como proposição de ferramenta auxiliar para o estudo dos gêneros textuais na sala de aula. Já nas abordagens sobre o estudo dos gêneros textuais o trabalho detem-se nos postulados de Marinho e Pinheiro (2012), Brandão (2011), já no que tange ao trabalho com leitura e produção de textos, buscaram-se sugestões propostas por Leffa (1996), Silva (2011) e Koch e Elias(2014 e 2015), visando a um aprofundamento quanto aos processos e estratégias.

PALAVRAS‐CHAVE: Ludicidade. Leitura. Texto Literário. Ensino Fundamental.

 

PALAVRASCHAVE: Ludicidade, Leitura, Texto Literário, Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

  • Wagner David ROCHA, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Graduado em Letras pela FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – Salgueiro-PE (2003); Especialista em Língua Portuguesa e Arte-Educação pela URCA – Universidade Regional do Cariri – Crato-CE; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) – UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras-PB (2016). Professor das redes pública municipal e particular de Brejo Santo-CE.

  • Napoleão Gomes SOUSA, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Graduado em Letras pela URCA – Universidade Regional do Cariri – Crato-CE (1997); Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela URCA – Universidade Regional do Cariri – Crato-CE (2000); Especialista em Gestão da Educação Pública pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora-MG (2013); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) – UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras-PB (2016). Professor da rede pública estadual do Ceará em Brejo Santo-CE.

  • Arlany Emanuel SILVA, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Graduado em Letras pela URCA – Universidade Regional do Cariri – Crato-CE (2009); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) – UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras-PB (2016). Professor da rede pública municipal de Brejo Santo-CE.

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos