LUDICIDADE: UM CAMINHO PARA FACILITAR A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.154Resumo
Pretende-se neste artigo abordar as contribuições da ludicidade para a proficiência em compreensão leitora do texto literário nas séries finais do ensino fundamental, tendo em vista que a abordagem didática praticada nessa área e nessa etapa escolar deixa muito a desejar com relação à presença e à consequente exploração do lúdico nas atividades de leitura realizadas nas séries iniciais. A principal reflexão que orienta o ponto de partida das discursões aqui propostas é a real e urgente necessidade de dar continuidade às experiências exitosas de leitura lúdica que ocorrem nos primeiros anos do ensino fundamental a fim de que os alunos obtenham um significativo e progressivo rendimento em suas práticas leitoras. Para vencer esse desafio, o aporte teórico-metodológico traçado fundamenta-se no modelo de sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como proposição de ferramenta auxiliar para o estudo dos gêneros textuais na sala de aula. Já nas abordagens sobre o estudo dos gêneros textuais o trabalho detem-se nos postulados de Marinho e Pinheiro (2012), Brandão (2011), já no que tange ao trabalho com leitura e produção de textos, buscaram-se sugestões propostas por Leffa (1996), Silva (2011) e Koch e Elias(2014 e 2015), visando a um aprofundamento quanto aos processos e estratégias.
PALAVRAS‐CHAVE: Ludicidade. Leitura. Texto Literário. Ensino Fundamental.
PALAVRAS‐CHAVE: Ludicidade, Leitura, Texto Literário, Ensino Fundamental.
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