INTERSEÇÕES ENTRE O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.144Resumo
Este artigo analisa relações entre situações de letramento literário e práticas de oralidade, em domínios teórico e didático. Seguimos a metodologia de análise bibliográfica da produção acadêmica de autores cujo reconhecimento se abaliza, sobretudo, em pesquisas em torno do letramento, do letramento literário, da fala, da oralidade e das intensas contextualizações flagradas entre língua e literatura, uma a contraface da outra, no emaranhado da interação social que integramos e fazemos existir. Assim, são convidados ao diálogo autores como Kleiman (2005), Cosson (2009), Lajolo (2010), Rouxel (2013), Silva (2009), Fernandes (2012), Candido (2011) e Marcuschi (2010). Direcionamos, ainda, nossa atenção sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (2001), e, compartindo de tais referências, apropriamo-nos de turnos dialogais numa aula de português do ensino fundamental (9º ano), a fim de analisarmos as falas dos leitores (os discentes), em interface com o aporte teórico que nos serve de fundamentação. Nossas observações revelam que a tentativa de se efetivar o letramento literário implica, inequivocamente, deixar que os leitores pratiquem a sua fala, planejando-a e expressando-se a si mesmos, em sua subjetividade, marcada pelas leituras que realizam e que os constituem.
PALAVRAS-CHAVE: Leitor. Letramento literário. Oralidade.
PALAVRAS-CHAVE: Leitor. Letramento literário. Oralidade.
Referências
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