INTERSEÇÕES ENTRE O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sóstenes Renan de Jesus Carvalho SANTOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v2i1.144

Resumo

Este artigo analisa relações entre situações de letramento literário e práticas de oralidade, em domínios teórico e didático. Seguimos a metodologia de análise bibliográfica da produção acadêmica de autores cujo reconhecimento se abaliza, sobretudo, em pesquisas em torno do letramento, do letramento literário, da fala, da oralidade e das intensas contextualizações flagradas entre língua e literatura, uma a contraface da outra, no emaranhado da interação social que integramos e fazemos existir. Assim, são convidados ao diálogo autores como Kleiman (2005), Cosson (2009), Lajolo (2010), Rouxel (2013), Silva (2009), Fernandes (2012), Candido (2011) e Marcuschi (2010). Direcionamos, ainda, nossa atenção sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (2001), e, compartindo de tais referências, apropriamo-nos de turnos dialogais numa aula de português do ensino fundamental (9º ano), a fim de analisarmos as falas dos leitores (os discentes), em interface com o aporte teórico que nos serve de fundamentação. Nossas observações revelam que a tentativa de se efetivar o letramento literário implica, inequivocamente, deixar que os leitores pratiquem a sua fala, planejando-a e expressando-se a si mesmos, em sua subjetividade, marcada pelas leituras que realizam e que os constituem.

PALAVRAS-CHAVE: Leitor. Letramento literário. Oralidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Leitor. Letramento literário. Oralidade.

Biografia do Autor

  • Sóstenes Renan de Jesus Carvalho SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
    Mestre em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2015). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2010), com licenciatura em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (2009). É professor efetivo de Língua Portuguesa e suas literaturas no Instituto Federal de Rondônia, desde março de 2017, atuando no ensino básico, técnico e tecnológico, no campus Porto Velho Calama.

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FERNANDES, Eliane M. da Fonseca. Leitura e mediação pedagógica junto a alunos de Letras. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al (org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas, SP: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.

OLIVEIRA, Dermeval da Hora. Fonética e fonologia. Disponível em: http://portal.virtual.ufpb.br/wordpress/wpcontent/uploads/2009/07/Fonetica_e_Fonologia.pdf. Acesso em: 04/12/2014.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SILVA, Vera M. Tietzman. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos Científicos