REPRESENTAÇÕES DO EX-PRESIDENTE LULA NOS MEMES DA CAMPANHA ELEITORAL DE 2018
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v5i1.1434Resumo
Os memes emergiram com o ambiente virtual e estão presentes no cotidiano de quem acessa a internet. Este artigo trata de memes relacionados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, veiculados nas redes sociais durante a campanha eleitoral de 2018. Muitas vezes, o meme é relacionado apenas ao humor, mas pode apresentar críticas sociais, políticas e culturais. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar como o ex-presidente Lula foi retratado nos memes, em distintos momentos da campanha eleitoral de 2018. Espera-se contribuir para os estudos sobre memes, proporcionando maneiras de auxiliar na leitura desse gênero discursivo. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nos conceitos bakhtinianos de gênero discursivo, dialogismo e enunciado, nos estudos sobre meme e nos conceitos de multimodalidade, multiletramento e letramento digital. Os resultados apontam que, no início da campanha eleitoral, os memes retratam o ex-presidente confiante e poderoso. Conforme a eleição aproxima-se do resultado final, ele é retratado de maneira simples e infantil. A análise também demonstrou que a construção do sentido passa pela linguagem verbo-visual. Dessa forma, o meme não se reduz ao humor, pois há críticas na aparente brincadeira que apresentam, e o enunciado verbo-visual permite refletir sobre os implícitos veiculados no meme.
PALAVRAS-CHAVE: Memes. Ex-presidente Lula. Eleições 2018. Representações. Linguagem verbo-visual.
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 43-66, jul./dez. 2013.
CALIXTO, D. de O. Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a ‘zoeira’ de estudantes nas redes sociais. 2017. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 2017.
COPE, B. et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library, p. 60-91. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 23 jul. 2018.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora, 2017. Coleção Linguagem e Educação.
FIORIN, J. L. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
GUERREIRO, A.; SOARES, N. M. M. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 12, n. 2, p. 185-208, jul./dez. 2016.
KALANTZIS, M. et al. Literacies. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.
ROJO, R. H. R (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, R.; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SILVA, J. P. B. da; PUZZO, M. B. Leitura de memes na perspectiva dialógica: uma contribuição à formação de leitores. Caminhos em Linguística Aplicada. Universidade de Taubaté. v. 16, n. 2, 1º sem 2017, p. 63-80, 2017.
VAN LEEUWEN, T. Ten Reasons Why Linguists Should Pay Attention to Visual Communication. In: LEVINE, P.; SCOLLON, R. (org.). Discourse and technology: Multimodal Discourse Analysis. Georgetown University Press: Washington, D.C., 2004. p. 7-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.