REPRESENTAÇÕES DO EX-PRESIDENTE LULA NOS MEMES DA CAMPANHA ELEITORAL DE 2018

Autores

  • Thelma Maria Figueira TEODORO
  • Maria do Carmo de Souza ALMEIDA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i1.1434

Resumo

Os memes emergiram com o ambiente virtual e estão presentes no cotidiano de quem acessa a internet. Este artigo trata de memes relacionados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, veiculados nas redes sociais durante a campanha eleitoral de 2018. Muitas vezes, o meme é relacionado apenas ao humor, mas pode apresentar críticas sociais, políticas e culturais. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar como o ex-presidente Lula foi retratado nos memes, em distintos momentos da campanha eleitoral de 2018. Espera-se contribuir para os estudos sobre memes, proporcionando maneiras de auxiliar na leitura desse gênero discursivo. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nos conceitos bakhtinianos de gênero discursivo, dialogismo e enunciado, nos estudos sobre meme e nos conceitos de multimodalidade, multiletramento e letramento digital. Os resultados apontam que, no início da campanha eleitoral, os memes retratam o ex-presidente confiante e poderoso. Conforme a eleição aproxima-se do resultado final, ele é retratado de maneira simples e infantil. A análise também demonstrou que a construção do sentido passa pela linguagem verbo-visual. Dessa forma, o meme não se reduz ao humor, pois há críticas na aparente brincadeira que apresentam, e o enunciado verbo-visual permite refletir sobre os implícitos veiculados no meme.

PALAVRAS-CHAVE: Memes. Ex-presidente Lula. Eleições 2018. Representações. Linguagem verbo-visual.

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Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos Científicos