O DESAFIO DO PROFESSOR EM ADEQUAR AS TEORIAS LINGUÍSTICAS ÀS NECESSIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v5i1.1431Resumo
No Curso de Mestrado Profissional em Língua Portuguesa, PROFLETRAS, em que atuamos, percebemos o dilema do professor diante de tanto conhecimento linguístico e de tantas abordagens para o mesmo fenômeno linguístico. Indagam esses professores durante o curso: como transformar esse conhecimento em atividades nas aulas de Língua Portuguesa? Que abordagem adotar? Com o intuito de contribuir com o professor, nesse sentido, temos realizado, a partir das colocações de Travaglia (2002, 2009) e de Antunes (2003), conjuntamente com esses alunos-professores, análises de teorias linguísticas para determinados fenômenos linguísticos. Antes de selecioná-las para aplicação em sala de aula, consideramos que toda teoria tem suas limitações e que, por isso, às vezes, ou com frequência, precisamos de mais de uma descrição do mesmo fenômeno linguístico, para poder estudá-lo e compreendê-lo. Depois dessas análises, fazemos o exercício de aplicação dessas teorias em atividades de ensino e aprendizagem da língua, em função do ano em que professor atua. Os fenômenos linguísticos trabalhados nas atividades partem sempre de uma situação de uso da língua do aluno ou da gramática de um texto. Dessa forma, ao realizar esse trabalho, criamos atividades de reflexão sobre os fenômenos linguísticos, no sentido de ajudar o aluno na aquisição de uma competência comunicativa que vá além da que ele possui e, também, de auxiliar o professor no sentido de selecionar, em meio a tantas abordagens teóricas, a(s) mais adequada(s).
Palavras-chave: Conhecimento linguístico. Ensino e aprendizagem. Exercícios de aplicação.
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