ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE MAGDA SOARES E DE PAULO FREIRE

Autores

  • Maria Aparecida de RESENDE
  • Tamiris Cristhina RESENDE

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v5i1.1429

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a importância da leitura no processo de alfabetização de crianças de anos iniciais. Alguns elementos são essenciais no processo de alfabetização, dentre eles a escrita e a leitura. Estes últimos têm tido especial visibilidade nos últimos anos, à medida que se percebe a importância da leitura, compreensão e utilização da escrita em diversas situações. Além disso, compreender como melhorar esse processo logo nos anos iniciais é uma garantia de que a criança se desenvolverá aproveitando todo o seu potencial em todo o seu percurso escolar. Utilizou-se pesquisa bibliográfica para atingir os objetivos do artigo. Foram analisadas publicações de duas grandes referências no tocante à alfabetização e ao letramento: Magda Soares e Paulo Freire. Apesar de não citar o termo letramento, a ideia de Paulo Freire sobre a alfabetização explicita algo mais do que apenas a decodificação de signos. Já Magda Soares apresenta preocupação em relação à perda dessa especificidade da alfabetização em detrimento do surgimento das práticas de letramento. Esta pesquisa se justifica por ser relevante e buscar contribuir para a melhoria do processo de alfabetização, que atualmente é um dos maiores desafios enfrentados no país.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Letramento. Anos iniciais. Magda Soares. Paulo Freire.

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Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos Científicos