O MITO LITERÁRIO NA SALA DE AULA

Autores

  • Elri Bandeira de SOUSA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i2.1416

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão de natureza aplicada ainda em construção com literatura em sala de aula. Não se destina a uma série específica do Ensino Fundamental, Médio ou ao Superior, mas, a princípio, ao professor de Literatura e de Língua Portuguesa, de qualquer dessas esferas, que, ao propor o estudo de textos literários em sala de aula, procura relacionar dois interesses: mito e literatura. Para tanto, nossa sugestão é, inicialmente, que a seleção dos discursos – poemas, narrativas, cordéis, músicas, peças de teatro, etc., apresente, em suas entranhas, mitos antigos ou modernos, nacionais ou estrangeiros, ou mesmo fragmentos desses mitos, alterados, de forma paródica ou não, pelo fazer poético.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Sousa. São Paulo: Ars Poetica, 1993.

BRICOUT, B. (Org.). O olhar de Orfeu: os mitos literários do Ocidente. Trad. Lelita Oliveira Benoit. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BRUNEL, P. (Org.) Dicionário de Mitos Literários. Trad. Carlos Sussekind et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.

CANDIDO, A. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006a.

CANDIDO, A. O estudo analítico do poema. 5 ed. São Paulo: Humanitas, 2006.

CASSIRER, E. Linguagem e mito. 3 ed. Trad. J. Guinsburg e Míriam Schnaider-man. São Paulo: Perspectiva, 1992.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. Editora Contexto, 2018.

ELIADE, M. Mito e realidade. Trad. Póla Civelli. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

FRYE, N. Anatomia da crítica. Trad. Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1957.

FEYE, N. Fábulas de identidade: estudos de mitologia poética. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

LUCIANO, A. Apontamentos para uma História crítica do cordel brasileiro. Rio de Janeiro/São Paulo: Edições Adaga/Editora Luzeiro, 2012.

MOISÉS, M. Dicionário de termos literários. 19 ed.São Paulo: Cultrix, 2010.

PINHEIRO, H.; LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Cordel na sala de aula. São Paulo: Duas Cidades, 2001.

PLATÃO. Diálogos: O Banquete, Mênon (Ou da Virtude), Timeu, Crítias. Trad. Edson Bini. Bauru/SP: EDIPRO.

RUTHVEN, K. K. O mito. Trad. Esther Eva Horivitz. São Paulo: Perspectiva, 2010.

VERNANT, J. O universo, os deuses, os homens. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

VERNANT, J. Mito e religião na Grécia antiga. Trad. Joana Angélica D’Avila Melo. São Paulo: WMFMartins Fontes, 2006.

WATT, I. Mitos do individualismo moderno: Fausto, Dom Quixote, Dom Juan, Robinson Crusoe. Trad. Mario Pontes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

WIMSATT JR, William K; BROOKS, C. Crítica literária: breve história. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Editora Ibpex, 2010.

Downloads

Publicado

2020-06-05