POR UMA ESCRITA AFETIVA DE HISTÓRIAS DA LITERATURA: A PLAUSIBILIDADE DO EU E A POSSIBILIDADE DO NÓS

Autores

  • Luís Alberto dos Santos PAZ FILHO

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i2.1415

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo a análise de alguns conceitos das propostas de uma escrita sistêmica da história da literatura, baseada nos estudos de Heidrun Olinto (2003) no texto Voracidade e velocidade: historiografia sob o signo da contingência, e de alguns pontos levantados por David Perkins (1999) a respeito de uma escrita narrativista da história da literatura, a partir de seu texto História narrativa da Literatura, para se propor a reflexão sobre uma possível união das duas propostas teóricas numa escrita de história da literatura em que se privilegie a afetividade como forma de subjetividade na composição de um texto narrativo-sistêmico. embasado na plausibilidade e na possibilidade como elementos metodológicos.

PALAVRAS-CHAVE: História da literatura. Narrativismo. Contingência.

Referências

LAJOLO, Marisa. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

OLINTO, Heidrun K. Uma historiografia da literatura afetiva. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre, v. 16, n. 1, out. 2009.

OLINTO, Heidrun K. Voracidade e velocidade: historiografia sob o signo da contingência. In: MOREIRA, Maria Eunice (org.). Histórias da literatura: teorias, temas e figuras. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.

PERKINS, David. História da literatura e narração. Cadernos do centro de pesquisas literárias da PUCRS, Porto Alegre, v. 3, n. 1, mar. 1999. Série Traduções.

REGUFFE, Marina Cardoso. Análise da história da literatura como e por que ler o romance brasileiro, de Marisa Lajolo. FURG. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/x-sihl/media/comunicacao-51.pdf. Acesso em: 28 mai. 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos Científicos