PARÓDIA E RELAÇÕES DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DISCUTINDO IMAGENS DA MULHER A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO DE LETRAS DE FUNK

Autores

  • Iskaime da Silva SOUSA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i2.1413

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos no projeto de intervenção de Língua Portuguesa, partindo de uma experiência executada em uma escola pública municipal, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em São Domingos – PB. Na pesquisa aplicada, foi proposta a reformulação dos discursos sexistas presentes em algumas letras de música funk, a partir da produção do gênero textual/discursivo paródia. E, deste modo, contribuiu tanto para a formação do aluno como sujeito crítico diante dos vários discursos presentes nos textos como para o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas necessárias a um proficiente ato de leitura e de escrita. A desconstrução e reformulação dos discursos sexistas presentes nas músicas analisadas pelos alunos foi realizada através de atividades de retextualização (Marcuschi (2008); Dell’Isola (2007); Matencio (2002). A pesquisa empreendida pautou-se, principalmente, na perspectiva dialógica de Bakhtin (2000), que aborda os enunciados como situações reais de uso da língua. A fundamentação teórica tomou por base as contribuições sobre o sujeito-leitor, num viés sociointeracionista do discurso (Koch e Elias  (2014); nos estudos acerca do letramento (Kleiman (2001); Rojo (2012) e nos estudos das relações de gênero (Louro (2013; 2014). A aplicação das oficinas de leitura e debate resultou na produção de um livro contendo atividades que integram a temática de gênero ao trabalho com o discurso e com a música funk na aula de Língua Portuguesa.

PALAVRAS-CHAVE: Paródia. Retextualização. Gênero. Funk. Discurso.

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Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos Científicos