INSPIRAÇÃO PRÉ-RAFAELITA NO ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS À LUZ DA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v4i2.1411Resumo
Neste estudo, com base na perspectiva da Complexidade (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; MORIN, 2011, 2015), apresentamos os benefícios da integração do ensino do gênero textual acadêmico (esquema e resumo) ao conteúdo da História da Arte, em específico, da Arte Pré-Rafaelita. A arte, além de ser entendida como um recurso didático no letramento, é considerada um atrator caótico em termos de Complexidade (PAIVA, 2005), isto é, um mecanismo de interferência na aprendizagem. Por outro lado, o gênero textual é considerado um atrator de ponto fixo, segundo Larsen-Freeman e Cameron (2008). Considerando a junção desses dois tipos de atratores, descrevemos a metodologia empregada no ensino do esquema e do resumo acadêmico por meio da discussão acerca da Arte Pré-Rafaelita. As aulas descritas são da disciplina Interpretação e leitura de textos acadêmicos, ministrada no curso de História, pela autora deste estudo, para diferentes turmas. O resultado foi muito positivo, pois o rendimento dos alunos foi satisfatório não apenas em relação às notas, como também em relação à participação e ao engajamento dos alunos ao longo do curso.
PALAVRAS-CHAVE: Complexidade. Gênero textual. Letramento. Pré-Rafaelitas.
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