O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS EDUCANDOS SURDOS EM CONTEXTO INCLUSIVO

Autores

  • Rosely Vieira JESUS
  • Ana Cristina Silva DAXENBERGER

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i2.1410

Resumo

O artigo debate sobre como está ocorrendo a educação de surdos na rede municipal de Cruz das Almas (BA), tendo como objetivo compreender como se dá o processo de aquisição da Língua Portuguesa escrita pelos surdos, em contextos inclusivos. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com estudo de campo, cujos instrumentos de coleta foram questionários e entrevista. Participaram da pesquisa quatro professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II. Os resultados indicam que os professores participantes, em sua maioria, não são proficientes em Libras, dificultando o relacionamento com os estudantes surdos; concordam que o letramento em Língua Portuguesa precisa ser aprimorado e, também, ser ressignificada a prática de ensino da Língua Portuguesa escrita para os educandos surdos, assim como descrevem a importância dos intérpretes de sinais para o ensino bilíngue para surdos.

PALAVRAS-CHAVE: Prática docente. Educação bilíngue. Educação de surdos.

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Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos Científicos