AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ivan Vale de SOUSA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i2.1409

Resumo

O uso de livro didático no processo de escolarização carece de um olhar ampliado como recurso pedagógico, porque sistematiza o conhecimento, oferece infinidades de textos no trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de língua portuguesa. Estas reflexões se inserem nos seguintes objetivos: discutir o uso do livro didático no estudo com os gêneros textuais na educação básica; compreender como as implicações pedagógicas à luz do livro didático são discutidas; analisar a organização dos gêneros textuais, dos estudos gramaticais e ortográficos na coleção Português: linguagens, anos finais do Ensino Fundamental, de Cereja e Magalhães (2012, 2015), analisando as propostas de leitura e escrita a partir do recurso didático em questão. Assim, espera-se que este trabalho desmistifique os mitos em torno do livro didático no reconhecimento de sua relevância nas experiências de ensinar e aprender.

PALAVRAS-CHAVE: Livro didático. Implicações pedagógicas. Gêneros textuais. Leitura. Escrita.

Referências

CAVALCANTI, Karla Simone Beserra; SILVA, Alexsandro. Os gêneros textuais como objeto de ensino no livro didático de língua portuguesa. In: Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 167-180, 2015. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1091/386. Acesso em: 20 mai. 2016.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. (Coletânea). 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. (Coletânea). 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

DIONISIO, Angela Paiva. Conversas entre textos. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Tradução Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. In: Em Aberto: livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, ano 16, n. 69, jan./mar., 1996. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/231. Acesso em: 27 mai. 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística: refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.

OLIVEIRA, João Paulo Teixeira. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. 2008. Disponível em: http://www.anpae.org.br/...AMERICANO.../JoaoPauloTeixeiradeOliveira_GT4_integral.pdf. Acesso em: 20 mai. 2016.

SANTOS, Carmi Ferraz. O ensino de língua escrita na escola: dos tipos aos gêneros textuais. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero? In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SILVA, Ezequiel Teodoro. Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. In: Em Aberto: livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, ano 16, n. 69, jan./mar., 1996. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/231. Acesso em: 27 mai. 2016.

SOUSA, Ivan Vale de. Competências e saberes compartilhados nos murais didáticos. In: SEMINÁRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURA, 7.; SEMINÁRIO INTERAÇÃO E SUBJETIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS, 4.; 2015, Marabá. Anais [...]. Marabá: UNIFESSPA, 2015.

SOUSA, Ivan Vale de. Leitura interdisciplinar de imagens estáticas na escola. In: SOUSA, Ivan Vale de (org.). Leitura na educação básica: perspectivas e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos Científicos