UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II PELOS CONTOS AFRO-BRASILEIROS: BRUNA E A GALINHA D’ANGOLA E O PRESENTE DE OSSANHA

Autores

  • Elinalva Roseno dos Santos Silva de ABREU
  • Maria Suely da COSTA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i1.1336

Resumo

Este artigo trata de um trabalho concluído no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da UEPB, a partir da inserção da literatura afro-brasileira no processo de formação do leitor no Ensino Fundamental, na perspectiva do letramento literário, mediante a leitura dos contos Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida e O presente de Ossanha, de Joel Rufino dos Santos. Por meio de algumas reflexões sobre o letramento literário e a literatura afro-brasileira na escola, elaborou-se uma proposta de intervenção voltada para as aulas de Língua Portuguesa, da turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Alagoa Grande, na Paraíba. [...] Em suma, trabalhar a Literatura Afro-Brasileira no Ensino Fundamental II pelas atividades realizadas nas oficinas de leitura veicula um estímulo maior do aluno para debater sobre a narrativa dos contos, contribuindo, assim, para a formação de leitores mais críticos, dentro de um viés do letramento literário, associando fruição literária e exercício da cidadania pela percepção da relação literatura e realidade.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento Literário. Ensino. Literatura Afro-Brasileira. Contos.

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Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos