UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II PELOS CONTOS AFRO-BRASILEIROS: BRUNA E A GALINHA D’ANGOLA E O PRESENTE DE OSSANHA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v4i1.1336Resumo
Este artigo trata de um trabalho concluído no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da UEPB, a partir da inserção da literatura afro-brasileira no processo de formação do leitor no Ensino Fundamental, na perspectiva do letramento literário, mediante a leitura dos contos Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida e O presente de Ossanha, de Joel Rufino dos Santos. Por meio de algumas reflexões sobre o letramento literário e a literatura afro-brasileira na escola, elaborou-se uma proposta de intervenção voltada para as aulas de Língua Portuguesa, da turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Alagoa Grande, na Paraíba. [...] Em suma, trabalhar a Literatura Afro-Brasileira no Ensino Fundamental II pelas atividades realizadas nas oficinas de leitura veicula um estímulo maior do aluno para debater sobre a narrativa dos contos, contribuindo, assim, para a formação de leitores mais críticos, dentro de um viés do letramento literário, associando fruição literária e exercício da cidadania pela percepção da relação literatura e realidade.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento Literário. Ensino. Literatura Afro-Brasileira. Contos.
Referências
ALMEIDA, Gercilga de. Bruna e a galinha d’Angola. Rio de Janeiro: EDC/ Pallas, 2011.
BARRETO, Cíntia. O Negro e a Cultura Afro-Brasileira em O presente de Ossanha de Joel Rufino Dos Santos. Revista AÚ2. Edição 002. Disponível em: http://www.cintiabarreto.com.br/publicacoes/artigo-o-negro-e-a-cultura-afro-.asp Acesso em: 18 jan. 2018.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: jan. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.654 de 15 de abril de 2008. Brasília, 2008.
BRASIL. Diretrizes Curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC/ Secretaria Especial de Promoção de Igualdade Racial/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2004.
BRASIL. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, 2003.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação e do Desporto. Lei 9.394/96. Brasília, 1996.
CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas Cidades, 1995.
CAVALLEIRO, Eliane. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: entre a teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 31, 2008, pp. 11-23. Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. Disponível em: http: redalyc.org/articulo.oa? id? id=323127095001.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador, EDUFBA, 2008.
FERRAREZI JR., Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
GIROTTO, Cyntia; SOUZA, Renata. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreenderem o que lêem. In: SOUZA, Renata et al. (org.) Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LIMA, Maria Nazaré. (Org.). Literatura afro-brasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
MACHADO, Vanda. Tradição oral e vida africana e afro-brasileira. In: SOUZA. Florentina. LIMA, Maria Nazaré. (Org.). Literatura afro-brasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2005.
MOITA-LOPES, Luís Paulo da. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
SANTOS, Joel Rufino dos. O presente de Ossanha. São Paulo: Global, 2006.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.