DA DIALOGIA BAKHTINIANA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v4i1.1335Resumo
Neste relato de experiência, pretendemos refletir sobre a importância que o diário reflexivo vem exercendo na formação dos alunos de um curso de Licenciatura em Letras. Este gênero é solicitado durante as disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas. Partindo do arcabouço teórico bakhtiniano, apresentamos uma análise que evidencia os dilemas vivenciados pelos estagiários a partir da escrita. Esperamos que este trabalho contribua para sinalizar a importância e os modos de utilização do diário reflexivo na formação docente.
PALAVRAS-CHAVE: Diário reflexivo. Dialogia. Formação de professores.
Referências
ARISTÓTELES. Política. Trad. por Mário da Gama Kury. Brasília: UnB, 1985.
BAKTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ECO, H. A ilha do dia anterior. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 1995.
ESTEVES, J. M. Z. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Lisboa: Porto, 1995, p.93-124.
FIORIN, J. F. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamim. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
GERALDI, J. W. A linguagem nos processos sociais de constituição da subjetividade. In: ROCHA, G. et al. (Org.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002.
LAURINDO, T. R.; GERALDI, J. W. Bakhtin e Freinet: a educação sob um olhar estético. Rodas de Conversa Bakhtiniana. São Carlos, 2010.
LIMA, M. E. C. Sentidos do trabalho: A educação continuada de professores.
Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diário del profesor: um recurso para la investigación en aula. 5. ed. Sevilla: Editora Díada, 1997.
SPINDLER, G. Doing the ethnography of schooling: – educational anthropology in action. Edition by George Spindler. Stanford University, 1982.
VEENMAN, S. Perceived problems of beginning teachers. In: Review of Educactional Research Summer, v. 54, n. 2, 1984, p. 143-178.
ZABALZA, M. A. Diário de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.