AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE AVALIADO SOB A PERSPECTIVA DO SAEB

Autores

  • Jackeline Sousa SILVA

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i1.1333

Resumo

Este artigo configura-se num recorte de uma dissertação defendida no Programa de Mestrado Profissional em Letras, do qual destacamos as contribuições que o ensino de escrita pode oferecer ao desenvolvimento das habilidades leitoras contempladas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que visam à formação do leitor proficiente. Nosso objetivo é propor a utilização de atividades que incluam o ensino de escrita, como instrumento que favorece o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação do leitor proficiente, avaliadas pelo SAEB. [...] Concluímos que, para elevar o nível de proficiência leitora dos alunos, é preciso executar na escola um trabalho efetivo e contínuo que alie a leitura à escrita, ressignificando, assim, a prática docente e contribuindo para o aprimoramento das competências e habilidades contempladas pelo SAEB.

PALAVRAS-CHAVE: Escrita. Leitor proficiente. SAEB.

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Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos