REFLEXÕES RELATIVAS AO SENSO CRÍTICO DE UMA TURMA DE NONO ANO SOBRE A SOCIEDADE DE CONSUMO

Autores

  • Franciéli BANDEIRA
  • Taíse SIMION

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v4i1.1332

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar parte de uma proposta de ensino aprendizagem, em que os alunos discutiram sobre a sociedade de consumo (BAUMAN, 2007), a partir da leitura de anúncios publicitários. A pesquisa-ação aqui analisada se organizou em torno de uma unidade didática (DAMIS, 2006) e foi desenvolvida em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Santa Maria-RS. A intervenção realizada nessa turma permitiu aos alunos que discutissem sobre os conceitos de consumo e consumismo e tivessem recursos para diferenciá-los com mais propriedade, bem como posicionarem-se mais claramente quanto a sua condição de consumistas. Além disso, houve uma ampliação da criticidade quanto à influência dos anúncios publicitários no consumo de produtos e uma percepção da possibilidade de pessoas serem avaliadas como mercadorias. Este trabalho traz evidências de que uma pesquisa-ação realizada no contexto escolar, se teoricamente fundamentada e planejada a partir de objetivos claros e bem definidos, pode trazer contribuições importantes para a formação de um cidadão-leitor mais crítico.

PALAVRAS-CHAVE: Criticidade. Consumo. Consumismo. Anúncio publicitário.

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Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Artigos Científicos