REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DO LOCUTOR NA CARTA DE LULA AO POVO BRASILEIRO (11/09/2018)

Autores

  • Jaqueline de Jesus BEZERRA Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Eliete de QUEIROZ Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v3i2.1214

Resumo

O presente artigo objetiva a análise das representações discursivas do locutor na “Carta de Lula ao Povo Brasileiro”, as quais correspondem ao nível semântico de análise proposto por Jean Michel-Adam (2011) na Análise Textual dos Discursos - ATD. Assim, a fundamentação teórica está pautada no que postula a análise co(n)textual dos sentidos em textos concretos. Para o campo teórico, amparamo-nos, principalmente, nas considerações de Adam (2011), Queiroz (2013) e Silva (2015). O corpus da pesquisa é o discurso da Carta escrita pelo ex-presidente Lula. Como procedimento de análise do corpus, escolhemos as categorias semânticas da referenciação e seus modificadores e da predicação. Esta é uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e de natureza interpretativista. As representações discursivas constroem a imagem do ex-presidente Lula, principalmente, como vítima de uma injustiça e comprometido com o povo brasileiro. Ademais, a pesquisa indica as representações discursivas como um nível de análise importante para a construção de significações e que se edificam com base na formação discursiva, a qual dita o que se pode dizer num determinado contexto.

Palavras-chave: Representações discursivas. Imagem. ATD. Carta de Lula.

Referências

ADAM, Jean-Michel. A Linguística Textual: introdução à análise textual dos discursos. Trad. Maria das Graças Soares Rodrigues, João Gomes Silva Neto, Luis Passegi e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. São Paulo: Cortez, 2011.

BERNARDINO, Rosângela Alves dos Santos. A Responsabilidade enunciativa em artigos científicos de pesquisadores iniciantes e contribuições para o ensino da produção textual da graduação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2015 (UFRN/PPgEL).

CARTA DE LULA AO POVO BRASILEIRO. Disponível em: https://lula.com.br/cartadelula/. Acesso em: 21 set. 2018.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29, maio/jun. 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. Ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUEIROZ, Maria Eliete de. Representações discursivas no discurso político. “Não me fiz sigla e legenda por acaso”: o discurso de renúncia do senador Antônio Carlos Magalhães (30/05/2001) ”. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2013 (UFRN/PPgEL).

RAMOS, Milton Guilherme. Representações discursivas de ficar e namorar em textos de vestibulandos e pré-vestibulandos. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – UFRN/PPgEL. Natal, RN, 2011.

RODRIGUES, Maria das Graças Soares; PASSEGI, Luis; SILVA NETO, João Gomes (Org.). “Voltarei. O povo me absolverá...”: a construção de um discurso político de renúncia. In: ADAM, Jean-Michel; HEIDEMANN, Ute. MAINGUENEAU, Dominique. Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Ananias Agostinho da. Representações discursivas sobre Lampião e seu bando em notícias de jornais mossoroenses (1927): “O mais audaz e miserável de todos os bandidos” e o seu grupo de asseclas”. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2015 (UFRN/PPgEL).

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2019-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos