CLARICE LISPECTOR E DOROTHEA TANNING: CONVERGÊNCIAS DA SUBSTÂNCIA EM “PRECIOSIDADE” E THE GUEST ROOM
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v3i1.1020Resumo
O presente artigo objetiva a análise comparativa entre as obras de duas grandes artistas do século 20: a escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977), e a pintora surrealista norte-americana Dorothea Tanning (1910-2012). Desse modo, pretende-se analisar o conto “Preciosidade”, de Clarice Lispector, presente na antologia Laços de Família (1998), e a tela The Guest Room (1952), produzida na década de 1950 por Dorothea Tanning, no intuito de objetivar um possível diálogo semântico entre as duas obras. Trabalhamos com a hipótese de que ambas representam, de modos estética e metaforicamente distintos, o momento traumático de abuso sexual, na infância e adolescência. No final, teceremos considerações a respeito das convergências discursivas entre as duas obras selecionadas como corpus para o artigo.
Palavras-chave: Literatura. Artes visuais. Clarice Lispector. Dorothea Tanning.
Referências
AGUIAR & SILVA, V. M. Teoria e Metodologia literárias. Lisboa: Universidade Aberta, 1990.
ARGAN, G. C. Arte Moderna. Trad. Denise Bottman e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A Poética Clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 2005.
CARRUTHERS, V. Dorothea Tanning and her gothic imagination. Journal of Surrealism and the Americas. Vol. 5, n. 1-2, 2011. p. 134-158. Acesso em: 08/08/2017.
CORTES, C. Z. Literatura e pintura. In: Teoria Literária: Abordagens Históricas e Tendências Contemporâneas. Thomas Bonnici; Lúcia Osana Zolin (org.). 3. ed. Maringá: EDUEM, 2009.
FREUD, S. A Interpretação dos Sonhos. Trad. Walderedo Ismael de Oliveira. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010.
GENETTE, G. Discurso da Narrativa. 3. ed. Lisboa: Veja, 1995.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
HUMPHREY, R. O Fluxo da Consciência. Trad. Gert Meyer. São Paulo: Mc Graw Hill do Brasil, 1976.
LESSING, G. E. Lacoonte ou Sobre as Fronteiras da Pintura e da Poesia. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.
LISPECTOR, C. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
_____. A Via Crucis do Corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
_____. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
_____. Laços de Família. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
NAKAGAWA, S. Y. Contos de Clarice Lispector e Guimarães Rosa. 237 f. Tese de Doutorado (Estudos Literários). Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara.
NUNES, B. A estrutura dos personagens. In: _____. O Dorso do Tigre: ensaios. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 93-139.
PICCHIO, L. S. Epifania de Clarice. Remate de Males, Revista do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP. Edição especial em homenagem a Clarice Lispector, Campinas, n. 9, 1989.
ROSENFELD, A. Reflexões sobre o romance moderno. In: _____. Texto e Contexto I. São Paulo: Perspectiva, 2006.
ROUDINESCO, E; PLON, M. Dicionário de Psicanálise. Trad. Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
WILSON, S. Between lives. In___. Dorothea Tanning: Between Lives – Work on Paper. London, Runkel-Hue Williams, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.