A PARÓDIA COMO GÊNERO TEXTUAL EM UM OLHAR DISCURSIVO BAKHTINIANO: UMA RELAÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v3i1.1015Resumo
A concepção bakhtiniana de gêneros do discurso, dentre outros autores, formam o referencial teórico de base deste trabalho que tem o gênero paródia como instrumento que possibilita a aprendizagem de relações intertextuais em alunos do Ensino Fundamental II. O paradigma qualitativo foi o caminho mais viável para o desenvolvimento da pesquisa. A análise dos dados apontou para a importância da presença do mediador na formação do leitor, pois, além de contribuir para a interação entre texto e leitor, intensifica a motivação para a leitura e produção textual. A Sequência Didática utilizada mostrou-se como uma metodologia eficiente para orientar os professores na promoção do aperfeiçoamento da leitura e da escrita, uma vez que há mudanças positivas na conduta do aluno como interlocutor ativo do processo comunicativo. Os resultados da pesquisa foram favoráveis no que se refere à apropriação conceitual e metodológica do gênero paródia, porque a proposta pedagógica elaborada permitiu que a paródia fosse abordada como recurso didático de ensino/aprendizagem com foco na intertextualidade.
Palavras-chave: Gêneros Textuais. Paródia. Leitura. Escrita. Intertextualidade.
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