Chamada para Dossiê

2022-03-01

Prorrogação da Chamada Volume 7, n.1, 2022. Dossiê: O currículo do Ensino Básico e o ensino de gramática em aulas de língua portuguesa.

15/06/2022


------------------------------------------------


Chamada para Volume 7, n.1, 2022. Dossiê: O currículo do Ensino Básico e o ensino de gramática em aulas de língua portuguesa.

01/03/2022

Como estudiosos da língua, sabemos que, ainda hoje, no século XXI, a despeito dos estudos linguísticos vigentes, o ensino de gramática é polêmico e requer de nós um olhar atento e cuidadoso. É, nesta perspectiva, que o dossiê O currículo do Ensino Básico e o ensino de gramática em aulas de língua portuguesa tem como foco acolher trabalhos de pesquisadores que se debrucem sobre as diferentes metodologias e vertentes teóricas, aplicadas ao ensino de gramática, nos currículos do ensino básico, seja, a partir dos diferentes gêneros discursivos - literários e não literários -, seja, a partir de experiências condutoras para a reflexão dos fenômenos linguísticos, contidos nos conteúdos curriculares. Acolhemos, nesta chamada, discussões teóricas, apresentações de diferentes metodologias de ensino, que conduzem perspectivas inovadoras e necessárias à reflexão dos fatos da língua, considerando o espaço escolar como ambiente propício às experimentações para os processos de ensino e de aprendizagem da língua materna e não materna. Este dossiê deseja homenagear o ensino de língua portuguesa e os professores da escola básica, que a ele se dedicam.

O recebimento das submissões, que comporão o volume 7, N.1, DE 2022, será conduzido pela comissão organizadora, composta pelos seguintes membros:

Professora doutora Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora doutora Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 Submissões até 30 de abril.Orientações no link: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/linguagensletramentos/about/submissions#privacyStatement