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2024-03-22

TEXTO, DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS E AS PRÁTICAS DIDÁTICAS

 

Me. Wallace Dantas (UFCG-PPGLE)[1]

Dr. Clécio dos Santos Bunzen Júnior (UFPE)[2]

 

Os estudos sobre Texto, Discurso e Ensino de Língua Portuguesa, de modo bem especial, a partir do fim do século XX, no Brasil, ganharam destaque, seja do ponto de vista teórico, metodológico e epistemológico, versando sobre diversas questões e, em especial, sobre práticas no contexto da sala de aula. Tais pesquisas, ao nosso ver, foram primordiais para o surgimento dos Programas Profissionais de Formação Docente, em especial o Mestrado Profissional em Letras que, ampliando as discussões teóricas e metodológicas, buscam refletir criticamente e ampliar as práticas docentes dos(as) professores(as) de língua portuguesa no contexto da educação básica, visando às melhorias e às (re)significações necessárias no campo da educação linguística e literária na escola. Nesse contexto de repensar a prática do(a) docente de língua materna na sala de aula e para além dela, neste número temática da Revista Linguagens e Letramentos[3], buscamos unir investigações que ampliem o debate em território nacional no sentido de (re)significar a prática do professor de língua materna, num cenário diferente, em especial à luz dos documentos oficiais atuais (BNCC, propostas curriculares estaduais e municipais etc.). Para tanto, recebemos artigos que se fundamentam no texto na sala de aula de Língua Portuguesa (LP), na Linguística Textual (LT), na Análise Dialógica do Discurso (ADD), na Semiolinguística, na Linguística Aplicada (LA), na Semiótica, na Análise de Discurso Crítica (ADC), da Crítica e da Teoria Literária, nos Letramentos, entre outras vertentes teóricas, metodológicas e epistemológicas que possam contribuir, de forma bem fundamentada e rigorosamente analisada, para a formação do professor de língua portuguesa, seja de forma inicial e/ou continuada. Não são apenas produções oriundas de trabalhos desenvolvidos no âmbito do PROFLetras que serão aceitas, mas dos Programas de Pós-Graduação (PPG) de Letras, Ensino, Educação, Linguística, Linguística Aplicada, Estudos Literários também serão extremamente bem-vindas por dialogarem com o debate que propomos neste número temático.

 

[1] Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Atualmente, cursa Doutorado em Linguagem e Ensino pela UFCG, campus Central. Professor no Ensino Superior e na Educação Básica.

[2] Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Pós-Doutor pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Professor do Departamento de Ensino e Currículo da UFPE, nos Cursos de Letras e Pedagogia. Docente do PROFLetras e do PPGL da UFPE.

[3] Revista Linguagens e Letramentos, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras-PB. Link de acesso: Revista Linguagens & Letramentos (ufcg.edu.br) .