PAISAGEM, TERRITORIALIDADE E PRÁTICAS CULTURAIS NO QUILOMBO GRILO - PB

Autores

  • Guilherme Amisterdan Correia Lima
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i4.536

Palavras-chave:

Quilombo, Paisagem, Territorialidade, Práticas Culturais.

Resumo

O estudo da cultura na Geografia é a base para o entendimento de como se estabelecem as relações entre os diferentes grupos e a vivência em comunidade, uma vez que os objetos, elementos e símbolos têm importância na construção de sentido para esses grupos. Assim, as relações sociais e culturais moldam a organização do espaço rural ao mesmo tempo que são viabilizadas por essa organização, seja pela variedade de condições naturais e sociais ali encontradas, seja pela dinâmica interna à pequena produção pelas relações de auto sustento que se estabelecem. A reprodução de práticas e comportamentos fortalece as territorialidades e as dimensões funcionais e simbólicas que se expressam na paisagem. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a Comunidade Quilombola do Grilo, localizada no espaço rural do Município de Riachão do Bacamarte – PB, com base na análise do processo de territorialidade e na identificação dos elementos culturais presentes na paisagem, em suas perspectivas funcionais e simbólicas. Nesse sentido, destacamos as principais formas de trabalho e suas contribuições para o fortalecimento dos laços identitários e as relações de sociabilidade.

Referências

ALMEIDA, M. G. Diversidade Paisagística e Identidades Territoriais e Culturais –

Brasil sertanejo. In. ALMEIDA, M. G.; CHAVEIRO, E. F.; BRAGA, H. C. Geografia

e cultura: a vida dos lugares e lugares da vida. Goiânia, UFG, 2008.

AMARAL, Elane. C. do. Subindo a Serra, Descendo a História: Memória e Identidade Cultural na Comunidade Remanescente de Quilombo Grilo – PB (1930 – 2010). Campina Grande: UFCG – 2011 (Dissertação).

BATISTA, M. R. R. Grilo: das memórias de assujeitado ao direito quilombola.

Relatório Final da Pesquisa Antropológica. Campina Grande, INCRA

/PaqTc, 2009.

BARROS, R. da S. Tradição e Modernidade: Os moradores da Comunidade do Grilo como protagonista social. Campina Grande: UEPB – 2012 (monografia).

CLAVAL, P. A geografia cultural. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2007.

COSGROVE, D. E. Social formation and symbolic landscape. Madison: the University of Wisconsin Press, 1995.

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza e realidade geográfica. Tradução: WertherHolzer. São Paulo, Perspectiva: 2011.

DENARDI, R. Agricultura Familiar e Políticas Públicas: alguns dilemas e desafios para o desenvolvimento rural sustentável. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano2_n3/revista_agroecologia_ano2_num3_parte12_artigo.pdf> Acesso em: 05 Nov. de 2017.

HAESBAERT, R. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Anais... X Encontro de Geógrafos da América Latina. Universidade de São Paulo: 20 a 26 de março de 2005.

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo populacional de Riachão do Bacamarte, 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=251275> .Acesso em: 02 de Out. 2017.

MARACAJÁ, M. S. L. Território e Memória: a construção da territorialidade étnica da Comunidade quilombola Grilo, Paraíba. João Pessoa: UFPB – 2013 (Dissertação).

MCDOWELL, L. A Transformação da Geografia Cultural. In: GREGORY, D.;

MARTIN, R.; SMITH, G. Geografia Humana: sociedade, espaço e Ciência

Social. Rio Janeiro, Zahar, 1996.

MALTA, Sérgio. Vale Mais do que Pesa: A Articulação dos Pequenos Produtores Agrícolas do Município de Paulo Afonso-BA, com o Circuito das Feiras da Região. Revista Canudos, Salvador, v. 05, n. 1/1, p. 97 - 117. Jun. 2001.

TUAN, Y. Topofilia. Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução: Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980.

ZANATTA, B. A. As referências teóricas da Geografia escolar e sua presença na investigação sobre as práticas de ensino. Educativa. Goiânia, v.13, n.2, p. 285-305, jul/dez.2010.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

PAISAGEM, TERRITORIALIDADE E PRÁTICAS CULTURAIS NO QUILOMBO GRILO - PB. (2017). Revista GeoSertões, 2(4), 74-100. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i4.536