A FEIRA LIVRE NA CONTEMPORANEIDADE: ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA CIDADE PARAIBANA

Autores

  • Izabelle Trajano da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Anieres Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v1i2.36

Palavras-chave:

Feira Livre, Pequena Cidade, Atividade Comercial, Permanências e Transformações, Lugar de Consumo

Resumo

O presente trabalho se propôs a discutir, como o próprio título indica, a feira livre na contemporaneidade, a partir de um estudo de caso realizado na pequena cidade de Juazeirinho, localizada na Microrregião do Seridó Oriental Paraibano. Através de observação participante, durante aproximadamente um ano, conseguiu-se identificar os delineamentos assumidos por essa atividade comercial e registrou-se, mediante fotografias, as permanências e transformações sofridas pela feira livre, onde foi possível identificar a inércia dinâmica desta antiga forma comercial, como aborda Costa (2003). As discussões do artigo, ora apresentado, apontam a relevância que esta atividade comercial ainda desenvolve, seja como um lugar de consumo ou como um universo de possibilidades. Universo este garantido pela dinamicidade encontrada no circuito inferior, como afirmou Santos (2008). Portanto a feira livre é importante não apenas pelo aspecto econômico, uma vez que oferece produtos de preço baixo, como também mantém a sua importância pelos aspectos culturais, políticos e sociais, pois é lugar de encontros e reencontros.

Biografia do Autor

  • Anieres Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba
    Professor do departamento de Geocências da UFPB

Referências

ASSIS, Lenilton Francisco de; ARAÚJO, Francinelda Ferreira de. A centralidade do comércio na cidade pequena nordestina: o caso da feira livre de Varjota (Ceará/Brasil). Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de julio de 2009, vol. XIII, núm. 294<http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-294.htm>. [ISSN: 1138-9788].

BARROS, Carla; ROCHA, Everaldo. Lógica de consumo em um grupo das camadas populares: uma visão antropológica de significados culturais. In: ROCHA, Angela Da; SILVA, Jorge Ferreira da. (Orgs) Consumo na base da pirâmide: estudos brasileiros. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

CORRÊA. Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. 3º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

COSTA, Antônio Albuquerque. Sucessões e Coexistências do Espaço Campinense na sua Inserção ao Meio Técnico-Científico-Informacional: a feira de Campina Grande na interface desse processo. Dissertação de Mestrado em Geografia. Recife: UFPE, 2003.

DICIONÁRIO INFORMAL. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br> Acesso em: 22 Maio 2015.

MUSEU DA CANÇÃO. Feira de Mangaio. 21 de Novembro de 2012. Disponível em: <http://museudacancao.blogspot.com.br/2012/11/feira-de-mangaio.html> Acesso em: 24 Maio de 2015.

SANTOS, Cláudio Ressurreição. O Lugar da feira livre na produção do espaço do espaço da cidade contemporânea: mudanças e permanências. X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA – ENANPEGE. Anais... Campinas-SP: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2013.

SANTOS, Milton. Manual de geografia urbana. São Paulo: Hucitec, 1981.

______.Tradução Myrna T. Rego Viana. O espaço dividido: Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

______. O espaço do cidadão. Coleção Milton Santos. 7. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

SILVA, Izabelle Trajano. Consumo e espaço: abordagens geográficas. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS. Anais... Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB): Vitória-ES, 2014. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404152738_ARQUIVO_artigocompletoCBG.pdf> Acesso em: 01 Jun 2015.

SOUZA, Marcelo Lopes. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 1 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2016-12-31