COMÉRCIO E CIDADE NO NORDESTE BRASILEIRO: MULTIPLICAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E A CONFORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES E ÁREAS CENTRAIS EM CAMPINA GRANDE-PB

Autores

  • Taynan Araújo Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v7i13.1836

Palavras-chave:

Comércio. Cidade. Centralidade. Campina Grande - PB.

Resumo

O estudo sobre a relação comércio e cidade constitui-se como base para explicar as configurações espaciais da cidade contemporânea, principalmente as cidades do Nordeste. Sendo assim, objetivamos com este artigo discutir como o surgimento e reprodução de formas comerciais de grande e pequeno capital explica a dinâmica das cidades nordestinas e a redefinição dos seus papeis no contexto urbano-regional. Para isso, serão realizados levantamentos teóricos e de dados primários e secundários que sirvam de embasamento para as reflexões construídas. Dessa forma, considera-se, com este estudo, que as metamorfoses e coexistências ocorridas no âmbito da atividade comercial dão base para compreensão da realidade das mais diversas cidades, sejam elas pequenas, médias e até mesmo das metrópoles nordestinas. Ao mesmo tempo, a multiplicação e expansão de novas formas comerciais e a ressignificação de formas comerciais tradicionais são responsáveis pela conformação de estruturas urbanas pautadas na lógica de múltiplas áreas centrais e centralidades, como ocorre em Campina Grande, cidade média localizada no interior do Nordeste brasileiro.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SHOPPINGS CENTERS (ABRASCE). https://abrasce.com.br/

CALSAVARA, A. R. Atacarejo: estratégia planejada ou mera coincidência? Adm. de Emp. em Revista, Curitiba, n. 9, p. 47-64, 2009-2. Disponível em: <http://revista.unicuritiba.edu.br>, Acesso em: novembro de 2019.

CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

DINIZ, L. D. S. Persistências e Transformações do Pequeno Comércio na Cidade: as bodegas e sua dinâmica socioespacial em Campina Grande - PB. 2ª. Ed. Campina Grande: EDUFCG, 2019.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). 2010. https://censo2010.ibge.gov.br/cnefe/

OLIVEIRA, T. A. Centralidades e Novas Áreas Centrais em Campina Grande - PB: o centro do bairro das Malvinas. João Pessoa: UFPB, 2017, 148 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Federal da Paraíba, 2017.

ORTIGOZA, S. A. G. Paisagens de Consumo: São Paulo, Lisboa, Dubai e Seul. Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 232 p. ISBN 978-85-7983-128-7.

SALES, A. L. P. A situação espacial das franquias na América do Sul: morfologia e centralidade urbanas em cidades médias da Argentina, Brasil e Chile. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2014.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica, Razão e Emoção. 3ª Edição. São Paulo: Edusp (Editora da USP), 2003.

SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SPÓSITO, M. E. B. Multi(poli)centralidade urbana. In: SPOSITO, Eliseu Savério; NETO, João Lima Sant'Anna. (Org.). Uma Geografia em Movimento. São Paulo: Expressão Popular, 2010a. p. 199-228.

SPÓSITO, M. E. B. GOES, E. M. Espaços fechados e cidades. Insegurança urbana e fragmentação. São Paulo: UNESP, 2013, 365 p.

VIEIRA, R. Dinâmicas da feira livre do município de Taperoá. 2004. Monografia. (Trabalho de conclusão do Curso de Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2004.

Downloads

Publicado

16-10-2023

Como Citar

COMÉRCIO E CIDADE NO NORDESTE BRASILEIRO: MULTIPLICAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E A CONFORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES E ÁREAS CENTRAIS EM CAMPINA GRANDE-PB. (2023). Revista GeoSertões, 7(13), 34-51. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v7i13.1836