OS AGENTES SOCIAIS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DAS ZONAS NORTE E LESTE DA CIDADE DE NATAL – RN

Autores

  • Elida Thalita Silva de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Julia Diniz de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i11.1654

Palavras-chave:

Espaço urbano, Agentes sociais, Produção do espaço,

Resumo

A atuação dos agentes sociais transforma o espaço urbano. Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação desses agentes no município de Natal, especificamente nas zonas administrativas norte e leste da cidade. Para tanto, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, levantamento documental, pesquisa de campo e elaboração de mapas temáticos. Em síntese, os resultados apontam que a noção de produção da cidade revela um processo amplo e articulado com as relações sociais que criam espaços valorizados em detrimentos de outros, aprofundando a segregação espacial.

Biografia do Autor

  • Elida Thalita Silva de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Mestra, Geógrafa e Licenciada do curso de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Técnica em Estradas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.Foi bolsista de Iniciação Científica no grupo de pesquisa do Departamento de Geografia da UFRN, intitulado Estudos Sócio-Espaciais e Representações Cartográficas com o projeto: Formação de recursos humanos e materiais para o ensino de geografia com apoio de geotecnologias com utilização do software SPRING, ARCGIS e QGIS sob a orientação do professor Dr. Sebastião Milton. Atualmente desenvolve pesquisas em Geografia com ênfase em Estudos Urbanos, Produção do Espaço, Habitação. Política habitacional e Meio Ambiente.
  • Julia Diniz de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestra em Geografia pela mesma Instituição (2019).Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2020) e Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino de Geografia (CNPq/ UFRN) e do Grupo de Pesquisa Circulação de saberes e produções culturais entre o Brasil, a França e o mundo francófono (CNPq/UFRN). Tem se dedicado a área da Geografia, com enfoque em Ensino de Geografia, Geografia Regional e Gestão do Território, desenvolvendo estudos nos seguintes temas: cartografia aplicada ao ensino de geografia, processos de regionalização, políticas públicas, regiões metropolitanas e planejamento territorial.

     

Referências

ALMEIDA, R. M. de. Breves considerações sobre a (re)produção capitalista do espaço urbano na visão de Henri Lefebvre e Lewis Mumford. Anais XVI ENAPUR-Belo Horizonte, 2015.

CAPEL, Horácio. La morfologia de las ciudades: Sociedad, Cultura y paisage urbano. vol. I Espanha, Barcelona: Ediciones del Serbal, 2002.

CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Labur Edições, 2007.

__________. A (re) produção do espaço urbano. São Paulo: Editora da Universidadede São Paulo, 2008.

_____. A Tragédia Urbana. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (orgs). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2017.

_____. A condição Espacial. São Paulo: Contexto, 2011.

CARVALHO, E.T.S. Evolução temporal da ocupação do solo da zona norte de Natal/RN. Natal, 2014. 126 p. Monografia (Geografia Bacharelado) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

_____. Protoverticalização: os novos produtos imobiliários na Região Administrativa Norte de Natal-RN. 2019. 193 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

CORRÊA, R. L. O espaço Urbano. 4 Ed - Séries princípios. Editora ática. São Paulo, 1989.

_____. Sobre agentes sociais, escala e produção do espaço: Um texto para discussão. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (orgs). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2017.

COSTA. Ademir Araújo da. A verticalização e as transformações do espaço urbano de Natal-RN. 2000. 360p. (Tese de Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGe), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.

HARVEY, D. A justiça social e a cidade. São Paulo, 1980.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico e contagem da população. 2010.

______. Cidades@. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br>. Acesso em 2016.

SEMURB. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (RN). Anuário Natal 2014. Natal (RN): SEMURB, 2014.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. Centauro Editora, São Paulo, 1991.

_____ A produção do espaço. Trad. Grupo ŖAs (im) possibilidades do urbano na metrópole contemporâneaŗ, do Núcleo de Geografia Urbana da UFMG (do original: La production de lřespace . 4e éd. Paris: ÉditionsAnthropos, 2000). Primeira versão: início - fev.2006.

SOARES, C. Banco de Imagens do RN. Disponível em: https://www.csfotojornalismo.net. Acesso em 19/10/2017.

SPOSITO, M. E. B. A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (orgs). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2017.

VASCONCELOS, P. de A. A utilização dos agentes sociais nos estudos de geografia urbana. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (org). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2017.

VOLOCHKO, D. A moradia como negócio e a valorização do espaço urbano metropolitano. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; VOLOCHKO, DANILO, ALVAREZ, Isabel Pinto (orgs). A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-30