A TERRITORIALIZAÇÃO DAS FEIRAS AGROECOLÓGICAS E ORGÂNICAS EM FORTALEZA-CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i11.1625

Palavras-chave:

Geografia Agrária

Resumo

As feiras agroecológicas e orgânicas se territorializam em Fortaleza-CE desde 2010 a partir das agriculturas ecológicas. A alimentação é um dos elos fundamentais que conecta campo e cidade por ser item essencial à vida. O elevado uso de agrotóxicos na agricultura capitalista impõe aos camponeses a necessidade de demonstrar possibilidades distintas do agronegócio de se produzir alimentos com qualidade e em quantidade. Este trabalho almeja compreender a territorialização dessas feiras e como elas contribuem com a reprodução dos camponeses desde a produção e a comercialização de comida de verdade. O artigo foi desenvolvido a partir de trabalhos em campo, pesquisa bibliográfica e coleta de dados de instituições oficiais e da sociedade civil. Considera-se, finalmente, que as feiras agroecológicas e orgânicas são componentes das lutas e resistências camponesa por reforma agrária e comida de verdade para as populações do campo e da cidade.


Biografia do Autor

  • Deyfson Mota Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Professor de Geografia da educação básica do Estado do Ceará e estudante de Geografia em nível de mestrado na Universidade Estadual do Ceará - UECE, com pesquisa voltada para a Geografia Agrária.
  • Wagner Vinicius Amorim, Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Graduado em Geografia - Licenciatura Plena (2007) e Bacharelado (2008) - com Especialização em Ensino de Geografia (2008) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado em Geografia (2011) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente/SP; Doutorado em Geografia (2015) na mesma universidade, com pesquisa concernente à produção do espaço urbano, produção imobiliária, reestruturação urbana e reestruturação da cidade, a partir dos exemplos das cidades médias de Londrina e Maringá/PR, sob orientação da professora Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito e coorientação do professor Dr. Everaldo Santos Melazzo, junto ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e à Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Foi bolsista de doutorado FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) durante o estágio sanduíche quando desenvolveu doutorado sanduíche na Universitat de Lleida (UDL), sob coordenação da professora Dra. Carmen Bellet Sanfeliu, entre os meses de dezembro de 2013 e julho de 2014. Durante o doutorado, além do apoio financeiro da FAPESP, contou com apoio do Lincoln Institute of Land Policy na modalidade Posgraduate Student Fellow/Apoyo a Tesis de Maestría y Doctorado - 2014. Atualmente participa como pesquisador da ReCiMe e do projeto "Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmos e formas", financiado pela FAPESP. É Professor Adjunto junto aos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e ao Programa de Pós-graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de atuar pela Universidade Aberta do Brasil (UAB UECE) como professor formador, tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), membro e presidente do Comitê Gestor e Conselho Superior dos PETs institucionais da UECE, membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UECE, do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Comissão de Programa junto ao ProPGeo, representante docente junto ao Conselho de Centro do CCT e membro do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade (LEURC). Desenvolve e orienta pesquisas na área de Geografia Urbana, na perspectiva da produção do espaço urbano e especificamente voltadas aos temas da segregação e fragmentação socioespacial, habitação, mercado imobiliário, planejamento urbano e cidades médias
  • Camila Dutra Dos Santos
    Doutora, Mestre e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta e Coordenadora dos Cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) da UECE. Coordenadora do NATERRA - Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território (UECE/CNPq), do LECANTE - Laboratório de Estudos do Campo, Natureza e Território (UECE) e do GEAR - Grupo de Estudos Agrários (UECE). Conselheira do Instituto Terramar de Pesquisa e Assessoria à Pesca Artesanal. Tem experiência em pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: questão agrária, comunidades e povos tradicionais, conflitos territoriais e socioambientais, agricultura camponesa, impactos do agronegócio, resistências à territorialização do capital no campo, relação campo-cidade.

Referências

ALMEIDA, Klinger Vinícius de; BORGES, Larissa Lorrane Rodrigues, CARELI, Roberta Torres; GUEDES, Francis V. N. L.; GUIMARÃES, Alécia Daila Barros; MARTINS, Márcia. Agrotóxicos em nossos alimentos. In: Agroecologia no semiárido: contribuições ao debate a partir do norte de Minas Gerais. Organização: Márcia Martins, Francis V. N. L. Guedes, Filipe Russo Maciel. 1ª ed. São Paulo: Outras Expressões, 2018. P. 121-152.

ALTIERE, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ª ed. São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA, 2012.

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO CEARÁ 2020/2021. Índice de Desenvolvimento Humano. Disponível em <http://www.anuariodoceara.com.br/indice-bairros-fortaleza/> Acesso em 14/08/2020.

ARAÚJO, Tarcisio Patricio de / LIMA, Roberto Alves de / MACAMBIRA, Júnior. Feiras agroecológicas: institucionalidade, organização e importância para a composição da renda do agricultor familiar. Fortaleza: Instituto de Desenvolvimento do Trabalho: Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal de Pernambuco, 2015.

AZEVEDO, Elaine de. Alimentos orgânicos: ampliando os conceitos de saúde humana, ambiental e social. São Paulo: Editora Senac, 2012.

BARBOSA, Marcos. Armazém do Campo de Caruaru será inaugurado nesta terça-feira (17). Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Disponível em <https://mst.org.br/2019/12/17/armazem-do-campo-de-caruaru-sera-inaugurado-nesta-terca-feira-17/> Acesso em 17/01/2020.

CAETANO, Bruna. Desde o golpe contra Dilma, 1,2 mil novos agrotóxicos foram liberados no Brasil. Brasil de Fato. Disponível em <https://www.brasildefato.com.br/2019/04/03/desde-o-golpe-contra-dilma-12-mil-novos-agrotoxicos-foram-liberados-no-brasil/> Acesso em: 03/07/2019.

COLUCCI, Claudia. Resíduos de agrotóxicos estão presentes até no leite materno. ABRASCO, 14 de abr. 2015. Disponível em < https://www.abrasco.org.br/site/noticias/movimentos-sociais/residuos-de-agrotoxicos-estao-presentes-ate-no-leite-materno/10078/#:~:text=Uma%20consequ%C3%AAncia%20cruel%20do%20alto,pode%20conter%20res%C3%ADduos%20de%20agrot%C3%B3xicos.> Acesso em 23/09/2020.

DAROLT, Moacir Roberto. Conexão ecológica: novas relações entre agricultores e consumidores. [colaboração de Hadrien Constanty]. Londrina: IAPAR, 2012.

DESMARAIS, Anette Aurélie. A Via Campesina: a globalização e o poder do campesinato. Tradução: Carlos Alberto Silveira Netto Soares. 1ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica; Expressão Popular, 2013. (Vozes do campo)

FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais. Revista NERA número 6, 2005. p. 24-34.

________________. Sobre a tipologia de territórios. In: Saquet, Marcos Aurélio. Sposito, Eliseu Savério (Orgs.) Territórios e Territorialidades. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 197-215.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol. 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

GONÇALVES, Luiz Antonio Araújo. A metamorfose da feira nordestina: a inserção da Confecção popular. São Paulo: Blucher / Edições UVA, 2019.

GRIGORI, Pedro. Indígenas vítimas de “chuva de agrotóxico” recebem indenização de R$ 150 mil. Brasil de Fato, 23 de jan. 2020. Disponível em < https://www.brasildefato.com.br/2020/01/23/indigenas-vitimas-de-chuva-de-agrotoxico-recebem-indenizacao-de-rdollar-150-mil> Acesso em 23/09/2020.

GUEDES, Francis V. N. L. Cooperação para o desenvolvimento da agricultura camponesa do semiárido. In: Agroecologia no semiárido: contribuições ao debate a partir do norte de Minas Gerais. Organização: Márcia Martins, Francis V. N. L. Guedes, Filipe Russo Maciel. 1ª ed. São Paulo: Outras Expressões, 2018. P. 89-120.

HASBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

HUBERMAN, Leo. A história da riqueza do homem. Zahar Editores, 1981.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Disponível em < https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce/fortaleza.html?> Acesso em 29/01/2020.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com aumento da mecanização, agropecuária perde 1,5 milhão de trabalhadores. IBGE Notícias. Disponível em <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25791-com-aumento-da-mecanizacao-agropecuaria-perde-1-5-milhao-de-trabalhadores> Acesso em 29/01/2020.

IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Mapa de Feiras Orgânicas, Estatísticas. Disponível em <https://feirasorganicas.org.br/> Acessado em: 07/08/2020.

KAUTSKY, Karl. A questão agrária. Gráfica Editora Laemmert S. A. Rio de Janeiro, 1968.

LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 36-51, jan. – mar. 2002. Acesso em 23/05/2019.

LUCENA, Thiago Isaias Nóbrega de / GERMANO, José Willington. Feiras livres : cidades de um só dia, aprendizados para uma vida inteira. [Recurso eletrônico]. Natal: EDUFRN, 2016.

LUCENA, Milene Madeiro de / SAMPAIO, José Levi Furtado. Experiência camponesa no Cariri: comunicação e agroecologia na construção de pequenos territórios de esperança. In: SAMPAIO, José Levi Furtado ALENCAR, Francisco Amaro Gomes de; SILVA, Cícero Nilton Moreira da; VASCONCELOS, Francisca Maria Teixeira [organizadores]. Espaços, natureza e resistências camponesas no Nordeste. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 245-286.

MACHADO, Luiz Carlos Pinheiro / MACHADO FILHO, Luiz Carlos Pinheiro. Dialética da agroecologia. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2014.

MADEIRA, Angélica; VELOSO, Mariza. A cidade e suas feiras: um estudo sobre as feiras permanentes de Brasília. Brasília, DF: IPHAN / 15ª Superintendência Regional, 2007.

MARQUES FILHO, Luiz César. Capitalismo e colapso ambiental. 3ª ed. Campinas – SP: Editora Unicamp, 2018.

MARTINS, José de Souza. Expropriação e violência (a questão política no campo). Ed. Hucitec – São Paulo, 1980.

MAZOIER, Marcel / ROUDART, Laurence (tradução de Claúdia F. Falluh Balduino Ferreira). História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. Ed. UNESP – São Paulo; Brasília, DF: NEAD, 2010.

MCMICHAEL, Philip. Regimes alimentares e questões agrárias. 1ª. Ed. São Paulo: Editora Unesp e UFRGS, 2016.

NETO, Cruz. O trabalho de campo como descoberta e criação. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 51-66.

OBSERVATÓRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO ESTADO DO CEARÁ. Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará. Boletim número 1 do Observatório da Agricultura Familiar do Ceará, dez. 2019. Disponível em <https://ceara.dieese.org.br/> Acesso em 01/04/2020.

OLIVEIRA, Luciana de; TOOGE, Rikardy Tooge. Número de agrotóxicos registrados em 2019 é o maior da série histórica; 94,5% são genéricos, diz governo. G1 Agro. Disponível em < https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/12/28/numero-de-agrotoxicos-registrados-em-2019-e-o-maior-da-serie-historica-945percent-sao-genericos-diz-governo.ghtml> Acesso em: 29/01/2020.

PINHEIRO, Tomé Braga. Organização socioespacial da feira agroecológica do Benfica: da produção em Capistrano ao consumo em Fortaleza. Monografia (Bacharelado em Geografia) Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. 8ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

PRIMAVESI, Ana. Agroecologia: ecosfera, tecnosfera e agricultura. São Paulo: Nobel, 1997.

ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Coleção Primeiros Passos).

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

__________. O espaço dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. Trad. de Myrna T. Rego Viana. 2ª ed., 2ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

SAQUET, Marcos Aurelio. Territorialidades, relações campo-cidade e ruralidades em processos de transformação territorial e autonomia. In: CAMPO-TERRITÓRIO: revista de geografia agrária. Edição especial do XXI ENGA-2012, p. 1-30, jun., 2014. Acesso em 26/05/2019.

STEDILE, João Pedro / CARVALHO, Horacio Martins de. Soberania Alimentar. In: Dicionário de Educação do Campo. Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigoto. 2ª ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. P. 714-723.

WELCH, Clifford Andrew. GOVERNAMENTALIDADE: agenda oculta do Agrogolpe de 2016. In: O campo no Brasil contemporâneo: do governo FHC aos governos petistas (questão agrária e reforma agrária – vol. 1) Fabiano Coelho, Rodrigo Simão Camacho (Orgs.). – Curitiba: CRV, 2018. P. 107-133.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

A TERRITORIALIZAÇÃO DAS FEIRAS AGROECOLÓGICAS E ORGÂNICAS EM FORTALEZA-CEARÁ. (2021). Revista GeoSertões, 6(11), 10-29. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v6i11.1625