GEOGRAFIA AGRÁRIA NA SALA DE AULA: NOVOS DESAFIOS PARA ENTENDER O “NOVO RURAL”
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1560Palavras-chave:
Geografia Agrária, Ensino de GeografiaResumo
No contexo atual que se insere o Brasil e o campo brasileiro, diante de ataques contra as populações tradicionais, do aumento da violência no campo, de narrativas televisivas mentirosas que pregam que o “agro é tudo”, tem-se urgência na proposição de atividades e reflexões visando descortinar o Novo Rural brasileiro. Esse artigo é uma proposta direcionada aos professores de Geografia, que visa a análise e reflexão de alguns tópicos importantes e atuais da Geografia Agrária na sala de aula, buscando com isso, refletir sobre as novas dinâmicas do espaço agrário, apresentando as mesmas de forma crítica. Metodologicamente, essa proposta está encaminhada através de dois eixos: um eixo contendo textos relevantes sobre a Geografia Agrária (renda da terra, Revolução Verde, agronegócio e campesinato), bem como atividades de interpretação desses textos; outro eixo contendo atividades diversas sobre o Campo no Século XXI (agrotóxicos, agronegócio x agricultura familiar no Censo Agropecuário 2017, novas atividades no campo, etc) visando o aprendizado através de estratégias diversas, como a leitura de gráficos, tabelas e imagens de satélite.
Referências
ALBANO, Gleydson Pinheiro. Globalização da Agricultura: uma análise comparativa entre capital nacional e multinacional no Nordeste do Brasil. Novas Edições Acadêmicas: Saarbrucken, Alemanha, 2014.
BOMBARDI, Larrisa Mies. Atlas: Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Européia. FLCH-USP: São Paulo, 2017.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Agência de Notícias IBGE. Com aumento da mecanização agropecuária perde 1,5 milhão de trabalhadores. Rio de Janeiro: IBGE: 2019a. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25791-com-aumento-da-mecanizacao-agropecuaria-perde-1-5-milhao-de-trabalhadores>. Acesso em: 15 abr. 2020.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017: resultados definitivos. Rio de Janeiro: IBGE, 2019b.
BRASIL. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Relatório de comercialização de agrotóxicos. Brasília: IBAMA, 2019c. Disponível em:
<http://ibama.gov.br/agrotoxicos/relatorios-de-comercializacao-de-agrotoxicos>. Acesso em: 15 abr. 2020.
CÂMARA, 2020. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/541665-legislacao-define-quem-e-considerado-agricultor-familiar/>. Acesso em 14 abr. 2020.
GUIMARÃES, Alberto Passos. A crise Agrária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LENTI, Felipe Eduardo Brandão; SILVA, Ana Paula Moreira da. Repensando o Imposto Territorial Rural para fins de adequação ambiental. In: SILVA, A. P.M.; MARQUES, H.R; SAMBUICHI, R.H. (Orgs). Mudanças no código florestal brasileiro: desafios para a implementação da nova lei. Rio de Janeiro: Ipea, 2016. p.261-282.
FERNANDES, Bernardo Mançano; WELCH, Clifford Andrew; GONÇALVES, Elienai Constantino. Os usos da terra no Brasil: debates sobre políticas fundiárias. São Paulo: Cultura Acadêmica: Unesco, 2014.
MESQUITA, Adriel Leandro; ROSSETTO, Onélia Carmem; CANTÓIA, Sílvia Fernanda. A Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terra Livre, São Paulo, vol.1, n.54 p.886-922, 2020.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Modo Capitalista de Produção e Agricultura. 3.ed. São Paulo: Ática, 1990.
QUEIROZ, Kuerônso Klévesson Rêgo de. A geografia escolar e o agrário: o ensino de Geografia como possibilidade da formação cidadã. Programa de Pós-Graduação em Geografia, UFRN: Natal, 2019. (Mestrado em Geografia)
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SHIVA, Vandana. The violence of the Green Revolution. London: Zed Books. 1991.
SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.
SILVA, José Graziano da; DEL GROSSI, Mario Eduardo. O novo rural brasileiro: uma abordagem ilustrada. Londrina: Iapar, 2001.
VIEIRA, Noemia Ramos. O conhecimento Geográfico Veiculado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia e o Espaço Agrário Brasileiro: Reflexões para uma Geografia Crítica em sala de aula. Revista NERA. Pres. Prudente. Ano 7, n.4, p. 29- 41. Jan./jul. 2004. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1478/1454>. Acesso em: 18 de novembro de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).