GEOGRAFIA AGRÁRIA NA SALA DE AULA: NOVOS DESAFIOS PARA ENTENDER O “NOVO RURAL”

Autores

  • Gleydson Pinheiro Albano Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1560

Palavras-chave:

Geografia Agrária, Ensino de Geografia

Resumo

No contexo atual que se insere o Brasil e o campo brasileiro, diante de ataques contra as populações tradicionais, do aumento da violência no campo, de narrativas televisivas mentirosas que pregam que o “agro é tudo”, tem-se urgência na proposição de atividades e reflexões visando descortinar o Novo Rural brasileiro. Esse artigo é uma proposta direcionada aos professores de Geografia, que visa a análise e reflexão de alguns tópicos importantes e atuais da Geografia Agrária na sala de aula, buscando com isso, refletir sobre as novas dinâmicas do espaço agrário, apresentando as mesmas de forma crítica. Metodologicamente, essa proposta está encaminhada através de dois eixos: um eixo contendo textos relevantes sobre a Geografia Agrária (renda da terra, Revolução Verde, agronegócio e campesinato), bem como atividades de interpretação desses textos; outro eixo contendo atividades diversas sobre o Campo no Século XXI (agrotóxicos, agronegócio x agricultura familiar no Censo Agropecuário 2017, novas atividades no campo, etc) visando o aprendizado através de estratégias diversas, como a leitura de gráficos, tabelas e imagens de satélite.

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Publicado

2020-12-31