RISCOS E VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DE EVENTOS CLIMÁTICOS E GEOMORFOLÓGICOS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE–PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1531

Palavras-chave:

Desastres, Geomorfologia, Planejamento Urbano, Paraíba.

Resumo

O acelerado e intenso processo de urbanização mundial ocasionou inúmeros problemas para a dinâmica das cidades, entre eles a ocorrência de desastres naturais. O aumento do número de desastres suscita a necessidade de compreensão do fenômeno e na identificação dos territórios mais vulneráveis. O objetivo desta pesquisa foi analisar os riscos naturais e as vulnerabilidades sociais decorrentes de eventos climáticos e geomorfológicos na área urbana de Campina Grande-PB. A metodologia foi composta de: a) Estudo exploratório, a partir de artigos, relatórios da Defesa Civil e reportagens de jornais, nos quais foi feito o levantamento dos riscos e vulnerabilidades existentes nos bairros ou setores censitários; b)  Mapeamento e avaliação dos níveis de vulnerabilidade social, baseada na proposta de Rezende (2015) com alguns ajustes, como a utilização do método estatístico bootstrap. Os resultados mostraram que a cidade possui onze áreas de risco segundo dados da Defesa Civil, e os setores que possuem nível elevado de vulnerabilidade estão dispostas principalmente nas margens do perímetro urbano, enquanto o nível mais baixo de vulnerabilidade social se encontra na área central da cidade. Destaca-se que os mecanismos de defesa civil ainda são insuficientes, principalmente na educação para a redução de riscos de desastres (ERRD) das áreas sujeitas aos riscos.

Biografia do Autor

  • Rejane do Nascimento Silva, Universidade Federal da Paraíba.
    Graduada em Geografica (UFCG), Mestre em Geografia (UFPB).
  • Sérgio Murilo Santos de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande.

    Licenciado em Geografa (UFPE), Mestrado em Geografia (UFPE) e Doutorado em Geociências (UNICAMP). 

    ÁREAS: Geografia Física e Meio Ambiente - Unidade Acadêmica de Geografia; Ciências Ambientais (Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais); História (Programa de Pós-Graduação em História). 

Referências

BRASIL. Levantamento Exploratório – Reconhecimento de Solos do Estado da Paraíba. Rio de Janeiro, 1972.

ALMEIDA, L. Q. de. Por uma ciência dos riscos e vulnerabilidades na geografia. Mercator, Fortaleza, v.10, n.23, p.83-99, set/dez. 2011.

ALMEIDA, P.E.G. de. A política nacional de proteção e defesa civil: os desastres como problema político. 1° Seminário Internacional de Ciência Política: Estado democracia em mudança no século XXI. UFRGS, Porto Alegre, 2015.

ARAÚJO, C. M. de.; NASCIMENTO, A. S. do. Riscos e vulnerabilidades urbanas: Uma análise sobre as causas e consequências das inundações na cidade de Campina Grande-Paraíba, Brasil. Seminário Internacional sobre Ciências Sociales y Riesgo de Desastre: um encuentro inconcluso. Buenos Aires, 15 al 17 de septiembre, 2015. 16 p.

COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE – CEPAL. Socio-demographic vulnerability: old and new risks for communities, households and individuals. Summary and conclusions. Brasília: UNA, 2002. 34 p.

FILGUEIRA, Hamílcar José Almeida. A educação como ferramenta básica para a redução de risco de desastres (RRD). In: Enfoques multidisciplinares sobre desastres 2: desafios para a redução de riscos de desastres. Sérgio Murilo Santos de Araújo, Lutiane Queiroz de Almeida, Ricardo José Matos de Carvalho e Pitágoras José Bindé (organizadores). Paulo Afonso/BA: SABEH, 2019. 218 p.

FUNDAÇÃO SEADE. Índice Paulista de Vulnerabilidade Social – IPVS. São Paulo: 2000.

GIL, Antônio. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 175.

JANUZZI, P.M. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público de Brasília, v.56, n.2, p. 137-160, abr/jun 2005.

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL – MIN. Relatório 1762-R4-14: Município de Campina Grande, PB – Lote 03, 2014.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA- MME. Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa, 2013.

MEDEIROS, R. M. de; SOUSA, E. P. de; GOMES FILHO, M. F. Ocorrência de eventos extremos de precipitação em Campina Grande – Paraíba,Brasil. III Congresso Internacional – I Simpósio Ibero-Americano- VIII Encontro Nacional de Riscos. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

NÓBREGA, P.V. de M. Análise do sistema de drenagem de Campina Grande/PB para proteção de áreas de risco de inundação. 2012, 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais.

REZENDE, G. B. de M. AS CIDADES E AS ÁGUAS: uma abordagem metodológica das vulnerabilidades socioambientais dos rios Araguaia e das Garças, nos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças. 2015. 268 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande-PB, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais.

ROSS, S. M. Simulation. 4° Edition. New York: Elsevier, 2006, 157 p.

SCHMIDT-THOMÉ, P.; JARVA, J. The spatial effects and management of natural and technological hazards in general and in relation to climate change. ESPON, 3st Interim Report, 2004. 15 p.

SILVEIRA, R.D; SARTORI, M. das G.B; Relação entre tipos de tempo, eventos de precipitação extrema e inundações no espaço urbano de São Sepé- RS. Revista Brasileira de Climatologia, ano 6, vol. 7, setembro, 2010.

TUCCI, C.E.M. inundações e drenagem urbana. in: TUCCI, C. E. M; BERTON,

J.C. (org.). Inundações urbanas na América do Sul. porto alegre: associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2003.

Downloads

Publicado

14-03-2021

Como Citar

RISCOS E VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DE EVENTOS CLIMÁTICOS E GEOMORFOLÓGICOS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE–PB. (2021). Revista GeoSertões, 5(10), 257-276. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i10.1531