O LIVRO DIDÁTICO E AS REDES SOCIAIS: ENTRE DISCIPLINA E CONTROLE
DOI:
https://doi.org/10.56814/geosertoes.v2i3.152Palavras-chave:
Geografia, Ensino de Geografia, Prática de EnsinoResumo
Pensaremos os cruzamentos entre disciplina e controle e seus respectivos instrumentos de poder no espaço escolar, pois os sujeitos da contemporaneidade estão expostos a estratégias, operações e arquiteturas que agem sobre eles de modos diferentes e estão a serviço de subjetividades diferentes: disciplina/docilidade, controle/flexibilidade. Este embate entre procedimentos de poder põe a escola em um momento de crise. Tal contexto impõe a necessidade de realizar análises que se desenrolem a partir da trama política que influência as práticas geográficas escolares contemporâneas. Este procedimento demanda a organização de estratégias analíticas que produzam uma ressonância estratégica para pensar o papel da Geografia enquanto disciplina escolar. A partir destas reflexões e amparados nos estudos de Michel Foucault analisaremos o livro didático de geografia e as redes sociais. Procurando discutir como estes artefatos estão a fabricar subjetividades diferentes, através de mecanismos de saber/poder também diferenciados.
Referências
FOUCAULT, Michel. O cuidado com a verdade. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 240-251.
______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.
SIBÍLIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
MORAES, A. L.; VEIGA-NETO, Alfredo José. Disciplina e controle na escola: do aluno dócil ao aluno flexível. In: IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Florianópolis. Anais, 2008. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em:< https://www.fe.unicamp.br/TEMPORARIOS/moraes-veiga-neto-disciplina-controle-escola.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2016.
PARAÍSO, Marlucy A., 2012. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy A. (coords). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).