ESPAÇO DE TRANSIÇÕES: TRÊS DÉCADAS DE NOVA PETROLÂNDIA PÓS-BARRAGEM DE ITAPARICA

Autores

  • Milena Barros Gomes Universidade Federal de Pernmabuco

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i9.1463

Palavras-chave:

Geografia Humana, Geografia Agrária, Geografia Urbana, Ensino da Geografia

Resumo

Este trabalho é resultado de uma dissertação apresentada junto à pós-graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em março de 2018 e teve como motivação retratar estudar as relações de trabalho no contexto da reconfiguração rural-urbana que tem proporcionado mudança no território e no ambiente da população de Petrolândia no submédio São Francisco após a construção da barragem de Itaparica em meados da década de 1980. Assim, numa perspectiva que converge para muitas questões, disciplinas e conceitos, este trabalho teve um viés teórico-metodológico que relaciona trabalho e território. A metodologia partiu de uma perspectiva predominantemente qualitativa com alguns aportes quantitativos que complementaram o entendimento da realidade estudada, para o que, por entrevistas realizadas, escutaram-se as pessoas. Constatou-se que as formas de trabalho no campo foram “atualizadas” para um modo que agrega mais tecnologia e, teoricamente, mais acesso e oportunidades pelo “novo” contexto ambiental da área com a implementação da irrigação. No entanto, continuou-se a conservar velhas hierarquias e relações de poder que acentuam as desigualdades inerentes ao mundo economicamente globalizado.

Biografia do Autor

  • Milena Barros Gomes, Universidade Federal de Pernmabuco
    Geógrafa pela UFPE e mestra em Desenvolvimento e Meio ambiente também pela UPFE. Pesquisa questões agrárias e urbanas. Atua como professora do ensino básico do fundamental ao médio.

Referências

ANDRADE. Manuel Correa de. A terra e o homem no Nordeste: Contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. São Paulo: Cortez, 2005.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metaformofoses e a centralidade do mundo do trabalho. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

CASTILHO, Cláudio Jorge Moura de. Movimentos sociais: uma síntese visando à retomada do seu papel transformador. Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, v. 6, p. 19-38, 2017.

HAESBAERT, R.. O Mito da Desterritorialização: do "fim dos territórios" à multiterritorialidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

IBGE Cidades. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php?lang > Acesso em Novembro de 2016

MARX, KARL. O capital: Crítica da economia capitalista. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 2016.

Municípios. Atlas do desenvolvimento humano Acesso Novembro de 2016 Municípios. Banco de Dados do Estado de Pernambuco.

SCOTT, Parry. Negociações e resistências persistentes: agricultores e barragem de Itaparica num contexto de descaso planejado. Recife: Universitária UFPE, 2009.

THOMAZ JUNIOR, Antônio. Reestruturação produtiva do Capital no campo, no século XXI, e os desafios para o trabalho. Revista pegada, V5, N 1, Presidente Prudente: 2004.

VIANNA, Aurélio. Políticas de desenvolvimento no vale do São Francisco: O polo sindical e a luta dos atingidos pela barragem de Itaparica. Rio de Janeiro: CEDI/KOINONIA, 1994.

Downloads

Publicado

30-06-2020

Como Citar

ESPAÇO DE TRANSIÇÕES: TRÊS DÉCADAS DE NOVA PETROLÂNDIA PÓS-BARRAGEM DE ITAPARICA. (2020). Revista GeoSertões, 5(9), 137-155. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v5i9.1463