INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Fernanda Laleska da Silva Fernandes
  • Hedgard Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.95

Resumo

Este projeto procura discutir as problemáticas em relação a inclusão digital nas escolas públicas, uma vez que essa nova prática pedagógica vem sendo inserida cada vez mais rápida nas escolas, visando também apontar os pontos críticos dessa inclusão e identificando possibilidades de superação instrumental oriundos dessa informatização na escola. Propiciando uma abertura para a vivência plena da cultura digital na educação como ferramenta que venha auxiliar no processo de ensino–aprendizagem. A pesquisa procura contribuir com a reflexão sobre a formação docente a partir do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. Contudo, além de estar presente nos documentos oficiais, ainda está distante das práticas pedagógicas, uma vez que não modificou a percepção de que inclusão digital está em uma dimensão e a educação em outra. Vale ressaltar que o método de pesquisa é bibliográfico visando desenvolver a reflexão crítica, construtiva e qualitativa a respeito do tema.

Palavras chaves: Tecnologia, Educação, PROINFO.

Publicado

2017-02-08

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS