CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONDADO NA FORMAÇÃO DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.85Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG, na disciplina Estágio Supervisionado, com o objetivo de observar e analisar a importância do estágio na formação docente através da análise das ferramentas metodológicas adotadas pelas professoras, além dos possíveis recursos pedagógicos utilizados para trabalhar os conteúdos de Ciências Naturais. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de ensino, sendo uma Estadual e outra Municipal, localizadas nos municípios de São João do Rio do Peixe e Cajazeiras, respectivamente, na Paraíba, em maio de 2016. A reflexão da ação e prática pedagógica são instrumentos essenciais para a formação continuada do profissional do ensino de Ciências diante de mudanças continuas nas estruturas curriculares da educação nacional. A partir dos resultados, os estagiários poderão iniciar o desenvolvimento de uma visão crítica da realidade da educação básica e reflexão sobre suas futuras práticas docente, pois a observação é vista como metodologia que possibilita um conhecimento mais próximo sobre o processo de ensino aprendizagem. O Estágio Supervisionado permite a integração da teoria e da prática; do conceitual com o concreto, do virtual com o real. É, portanto, o Estágio, uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e iniciar o compromisso com o aluno, com sua família, sua comunidade, com a instituição escolar e com o sentido de profissionalismo que implique na busca de um ensino significativo.
Palavras-chave: Estágio supervisionado; Ensino de Ciências Naturais; Formação discente.