PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A FILOSOFIA DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA

Autores

  • Maria de Fátima Pereira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Fátima Pereira da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i2.723

Resumo

O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento de organização na dimensão política, social e pedagógica escolar. Essa ferramenta é um cumprimento das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da educação. Este estudo tem como objetivo analisar a filosofia de uma escola de rede pública explícita a partir do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e de cunho bibliográfico. Fundamentou-se nas contribuições teóricas dos estudiosos da área filosófica: Chaves (1979), Illich (1985) e Aranha (1990), dentre outros. A escola ao enfatizar que seu plano de ação é desenvolvido numa perspectiva democrática vai de encontro à sociedade liberal na qual está inserida. A valorização de ensino por meio da utilização do contexto social é parte fundamental para o estabelecimento de um ensino e aprendizagem de qualidade. O PPP é sugestivo de reestruturação.

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Publicado

2019-07-18