O papel da monitoria em cartografia na formação discente

Autores

  • Emanuel Henrique Rulim Pereira UFCG
  • Alexsandra Bezerra da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.416

Resumo

O presente artigo tem como objetivo construir uma ferramenta prática de ensino que sirva de material didático para a disciplina de Cartografia do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG (CFP), também estimular os exercícios da prática em cartografia familiarizando os estudantes com equipamentos cartográficos e trazendo uma reflexão da aplicação cartográfica e sua funcionalidade. A monitoria acadêmica ganha relevância, pois possibilita auxiliar a prática docente há um maior entendimento das questões teóricas e metodológicas que norteiam a importância da Cartografia para o geógrafo e os ensinamentos no decorrer da disciplina. A necessidade de elaborar esse trabalho surge com o exercício da prática do projeto de monitoria em cartografia ao analisar a dificuldade dos alunos na devida disciplina e assimilação dos conteúdos. Nesse sentido, propõem-se uma revisão bibliográfica dos conteúdos a fins de abstrair e compactar as informações mais importantes em um fluxograma onde o mesmo servirá como guia para a disciplina que é ofertada a partir do 2º período sendo de caráter obrigatório e pré-requisito para a disciplina de prática de ensino em cartografia.
PALAVRAS-CHAVE: Cartografia, Educação; Prática.

Publicado

2019-08-15

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades