Os desafios da pesquisa no alto sertão paraibano: ensino e aprendizado da pesquisa no curso de pedagogia do CFP/UFCG

Autores

  • Maria José Brito UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.371

Resumo

O artigo é um recorte do trabalho de pesquisa em desenvolvimento no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. A questão central pontuada no presente artigo é sobre como a literatura vem tratando o ensino da pesquisa na última década, considerando a década de ensino da pesquisa no CFP/UFCG, recriado em 2004. O objetivo é discutir as estratégias de ensino da pesquisa na formação inicial do pedagogo, e sua tendência. A abordagem será qualitativa com coleta de dados na Tabela de análise de textos acadêmico-científicos das dimensões de pesquisa propostas por Novikoff (2010) - TABDN. A análise de conteúdo será empregada junto com categorias a priori “conhecimento” em suas diferentes vertentes (pedagógico, teórico, normativo, metodológico, profissional, sócio relacional e outro). Espera-se contribuir com a disseminação do valor da pesquisa para a formação do pedagogo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa.  Formação de Professores. Conhecimentos.

Publicado

2019-08-15

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades