Desafios dedáticos-pedagógicos no processo ensino aprendizagem para docentes da educação de jovens e adultos num município do alto sertão paraibano

Autores

  • Joaline Soares Damasceno de Melo UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.324

Resumo

O estudo a seguir tece algumas considerações em torno dos desafios didático-pedagógicos no processo
ensino-aprendizagem para os docentes da Educação de Jovens e Adultos num município do alto sertão
paraibano. Teve como objetivo conhecer os desafios didático-pedagógicos enfrentados por docentes
da Educação de Jovens e Adultos, e, para isso, pontua os métodos de ensino mais utilizados pelos
professores desta modalidade de ensino, bem como registra os desafios que enfrentam no processo
ensino-aprendizagem. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e de campo, realizada no
trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores,
UFCG no ano de 2016. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes que atuam no primeiro segmento da
Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras. Nos
resultados foram pontuados os procedimentos didáticos que os professores utilizam considerando os
sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e o registro dos desafios enfrentados no ensino
visando superar as desigualdades pertinentes na Educação de Jovens e Adultos.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino. Aprendizagem.

Publicado

2019-08-15

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Resumos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio