Família e escola: alguns entendimentos sobre participação

Autores

  • Lucineide Bezerra Braga Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.231

Resumo

Apresenta-se nesse texto um recorte do trabalho de pesquisa em desenvolvimento no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. O estudo tem como objetivo compreender os entendimentos sobre a relação entre a família e a escola da Educação Infantil. Na pesquisa questiona-se qual o entendimento de envolvimento parental no contexto escolar? Dessa, outras questões nos apresenta por se tratar de estudo qualitativo, aberto as novas possibilidades de estudo/análises. Partimos do pressuposto de que é imperioso para o sucesso da formação integral e para a otimização dos índices de qualidade da educação brasileira compreender os entendimentos e os reais impactos da participação da família junto à escola na perspectiva crítico-emancipatória. Trata-se de uma discussão teórico-crítica das primeiras reflexões para o desenvolvimento da pesquisa.  A estratégia de estudo para coleta e análise de dados foi via Tabela de Análise de Textos Acadêmicos e Científicos das Dimensões propostas por Novikoff – TABDN, auxiliando na compreensão e discussões do tema em questão. Esperamos contribuir com discussões sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Lucineide Bezerra Braga, Universidade Federal de Campina Grande

    Formação- Estudante de graduação

     

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Ficheiros Adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades