Os efeitos da terapia cognitivo-comportamental no tratamento de transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática

Autores

  • Lara Maria Ferreira Lopes Valério Pinto Centro Universitário de Patos-PB
  • Mariana Alves de Sousa Centro Universitário de Patos - PB
  • Livia Palácio de Queiroz Centro Universitário de Patos - PB
  • Wagner Araújo Rodrigues Centro Universitário de Patos - PB
  • Gilberto Gomes Xavier Sobrinho Centro Universitário de Patos - PB
  • Amanda Xavier Miranda da Silva Centro Universitário de Patos - PB
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos - PB

Resumo

Introdução: Muito se tem discutido sobre o transtorno da ansiedade em crianças e adolescentes. Objetivo: Investigar os efeitos da terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno da ansiedade em crianças e adolescentes. Método: Foi adotada a recomendação PRISMA, que oportunizou a seleção dos estudos desta revisão sistemática. Ao todo, foram identificados 1325 estudos em cinco bases de dados nacionais e internacionais. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 10 estudos constituíram a amostra desta revisão. Resultados: A maioria dos estudos foi publicada no idioma inglês, indexados na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online e todos eram Ensaios Clínicos Controlados. No que tange à qualidade dos artigos, houve a prevalência de avaliações de baixa e moderada classificação. Em relação aos principais resultados observados, foi visto que o uso da Terapia Cognitiva Comportamental contribui de forma significativa na redução da ansiedade e do estresse, além de ser eficaz ativamente na melhora da qualidade de vida dessa parcela populacional. Conclusão: Esta revisão sistemática destaca a terapia cognitivo-comportamental como uma possível intervenção promissora no tratamento do transtorno da ansiedade no grupo, mas estudos mais robustos precisam ser realizados.

Publicado

2024-11-12

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS