UM OLHAR SOBRE O RACISMO NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Gleydilene Ferreira Duarte
  • Angela Maria de Lima da Silva
  • Maria Elisiane da Silva Leite

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.113

Resumo

O presente artigo apresenta as reflexões obtidas numa ação desenvolvida no subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/CFP. Esse trabalho teve como objetivo refletir sobre a questão étnica racial e cultural da sociedade brasileira, bem como, reconhecer as contribuições do ensino de Geografia para a disseminação das ideias relacionadas ao repudio a qualquer forma, ou relação discriminatória e excludente; e refletir sobre o nosso papel de cidadãos e agentes integrados no contexto escolar, para desconstruir o racismo ainda reproduzido e impregnado na nossa sociedade. Para alcançar os objetivos propostos, essa ação foi realizada em três encontros com os alunos do 8º ano B, da E.M.E.I.F. Cecilia Estolano Meireles, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Mediante essa ação, proporcionamos a abordagem dessa problemática no cotidiano escolar, buscando intervir de forma significativa na concepção dos alunos e desenvolvendo a criticidade dos mesmos a cerca das questões raciais. Ao abordarmos a temática proporcionamos para o alunado da referida turma um momento de reflexão acerca dessa problemática social, que atualmente encontra-se inserida tanto fora como dentro do espaço escolar. Mediante a realização desse trabalho, acreditamos ter construído junto aos educandos, o nosso real papel de cidadãos e agentes integrantes no contexto escolar para desconstruir o racismo e a discriminação na nossa sociedade. Visto que, essa reflexão deve ser constante no espaço escolar, é nessa interface que o subprojeto de Geografia se projeta para os momentos futuros da profissão, visionando esses aspectos elementares dentro das realidades espaciais dos alunos.

Palavras-chave: Racismo. Cotidiano escolar. Ensino de Geografia.

Publicado

2017-02-08

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS