REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: VALORES E ENFRENTAMENTOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO MESTRADO PROFISSIONAL

Autores

  • Eliara Adelino da Silva
  • Cristina Novikoff
  • Felipe da Silva Triani

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.109

Resumo

O estudo discute acerca da formação de professores para o ensino das ciências da saúde em nível de Mestrado Profissional. Devido a curta existência de Programas de Mestrados Profissionais (1997), existem problemas de diferente natureza (RIBEIRO, 2005) que carecem de aprofundamento, como a pouca experiência dos professores na atividade de ensino-aprendizagem de modo interdisciplinar. Parte-se do pressuposto teórico que para superar a dificuldade nessa formação tanto nos aspectos legais quanto nos conceituais, os mestrandos devem adentrar em temas variados para discutir os projetos de estudos e elaborar modos de intervenção. Assim, a formação deve permitir a vivência de duas experiências: pensar holisticamente e interdisciplinarmente para agir transdisciplinarmente. Diante deste contexto problematizado intenta-se estudar profundamente as tendências dessa formação questionando: Quais são as representações sociais de formação continuada para professores que estão se qualificando em Cursos de Mestrados Profissionais? Como esses professores compreendem a própria formação? Quais os enfrentamentos e apoios eles estão adotando? Objetiva-se discutir as representações sociais de formação continuada para professores em formação em Programas de Mestrados Profissionais. A partir dessas representações discutir-se-ão formas de enfrentamento, analisando seus apoios psicossociais e as implicações sócio afetivas dos mestrandos em formação para o ensino das ciências da saúde nos mestrados profissionais. Para o estudo adotar-se-á o referencial teórico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978; 2003) e a interpretação crítico-analítica de Duarte (2001). Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na Etnografia de Erickson (2009). Os caminhos metodológicos percorrem as dimensões Novikoff (2010). Nota-se, assim o valor para o ensino onde os sujeitos falam, refletem e intervém no processo em estudo (GATTI, 2003).

Palavras-chave: Formação de Professores, Enfrentamento, Mestrado Profissional.

Publicado

2017-02-08

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS