OBJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA DISPONÍVEIS NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE): UM ESTUDO CASO PARA QUÍMICA GERAL I

Autores

  • Felícia Maria Fernandes de Oliveira
  • Edilson Leite da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.104

Resumo

No cenário atual de constante evolução das informações, surge as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação como aliada no processo ensino aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Os avanços tecnológicos, principalmente depois da abertura comercial da internet, permitiram o desenvolvimento de diversas ferramentas educativas, como os objetos de aprendizagem, dentre outras, que tornam o ensino interativo e dinâmico, apresentando conteúdos digitais que podem ser utilizados nas diversas áreas do conhecimento, mas ainda desconhecidos e/ou não utilizado por muitos docentes e discentes.  A presente pesquisa centra-se em apresentar os objetos educacionais de aprendizagem para o ensino superior de química, disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais, dando ênfase aos conteúdos do componente curricular Química Geral I. Quanto à metodologia é uma pesquisa aplicada, pois gera conhecimento para aplicação prática ao apresentar objetos de aprendizagem para auxiliar no processo de ensino de conteúdos de Química Geral I, em relação a abordagem é qualitativa e qualitativa, pois apresenta as informações por métodos matemáticos e/ou estatísticos, quanto por meio de uma análise mais detalhado dos fatos que não pode traduzir-se em número, também é um estudo de caso, pois aborda os objetos de educacionais do Banco Internacional de Objetos Educacionais, dentre outros repositórios existentes. A presente pesquisa contribui com docentes e/ou discentes ao apresentar os objetos de aprendizagem disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais que podem ser utilizados no processo de ensino aprendizagem de Química Geral I, mostrando as suas quantidades e como estão organizados no repositório de acordo com as suas categorias que são animações/simulações, áudios, experimentos práticos, hipertextos, imagens, mapas, softwares educativos e vídeos.

 

Palavras-Chave: Objetos de aprendizagem. Ensino superior. Ensino de Química

Publicado

2017-02-08

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS