INTEGRANDO SAÚDE E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA NUM CENTRO DE NEURORREABILITAÇÃO EM FORTALEZA/CE

Autores

  • Gerlaine Belchior
  • Patrícia Lima

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.101

Resumo

Este artigo traz para o âmbito acadêmico a discussão acerca da interlocução entre a área da saúde e a educação. Constitui-se no registro e análise do trabalho desenvolvido por duas pedagogas no âmbito hospitalar. Os dados foram coletados através da observação direta a partir de uma visita técnica realizada num Centro de Neurorreabilitação, no período de 01 a 05 de setembro de 2014, em Fortaleza-CE. Durante 05 dias consecutivos acompanhou-se o trabalho de duas pedagogas no âmbito hospitalar. Esta visita técnica teve por objetivo conhecer a contribuição do pedagogo na equipe multidisciplinar em um Centro de Neurorreabilitação. Metodologia. Constou de três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, visita técnica e sistematização do trabalho escrito. Resultados: O estudo realizado confirma que a prática educativa exercida pelo pedagogo não se restringe aos muros da escola, vai além deste contexto formal. Foi possível constatar que o pedagogo que atua no âmbito hospitalar, sem dúvida tem uma função relevante no processo de reabilitação dos pacientes que são atendidos pela Unidade Hospitalar que foi locus deste estudo. Ficou evidente que esse novo espaço de atuação, exige do pedagogo qualificação, dedicação, sensibilidade, flexibilidade, competência e ética profissional. Na visita técnica realizada na Unidade Hospitalar de Fortaleza-CE constatamos que a formação acadêmica que o pedagogo recebe na universidade, nas disciplinas ofertadas pelo curso de Pedagogia, constitui  uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos que o prepara para atuar em múltiplos contextos sociais, incluindo o hospital.

 

Palavras-chave: Pedagogo. Reabilitação. Interdisciplinaridade.

Publicado

2017-02-08

Edição

Secção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS