Estilos de aprendizagem à luz dos postulados de KOLB: uma análise das práticas nos cursos de administração, ciências contábeis e serviço social em instituições de ensino superior do alto sertão paraibano

Autores

  • Edvanilza Luzia Leite Dos Santos UFCG
  • Gianinni Martins Pereira Cirne UFCG
  • Lúcia Silva Albuquerque UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.407

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo  a influência dos estilos de aprendizagem nos discentes. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário objetivo dividido em duas seções onde a primeira tratava do perfil do aluno e a segunda a identificação dos estilos de aprendizagem através do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb. Para análise e para a relação entre os estilos de aprendizagem e sua influência sobre o rendimento acadêmico foram criadas duas hipóteses . A amostra contou com a participação de 621 alunos distribuídos nas quatro Instituições de Ensino Superiores desta pesquisa. Na análise não houve indícios que o rendimento acadêmico dos alunos foi influenciado pelos seus estilos de aprendizagem, entretanto é preciso ter em mente que o reconhecimento desses estilos é um fator importante para subsidiar os professores em suas estratégias de ensino para o alcance do objetivo educacional que é a aprendizagem, como também é importantes para os próprios alunos o conhecimento do seu estilo predominante.

 

Palavras-Chaves: Estilos de Aprendizagem. Estratégias de Ensino.Educação. Discentes.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: corpo e educação