Uma proposta didática: a inserção do gênero microconto em sala de aula por meio do aparelho celular

Autores

  • Maria Natália dos Santos Silva UFCG
  • Karla Késsya de Souza Campos UFCG
  • Abdoral Inácio da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.370

Resumo

Procuramos auxiliar o professor em sala de aula no que tange o processo de ensino e aprendizagem da leitura, compreensão e escrita, a partir do trabalho com microcontos. Para tanto utilizaremos o livro virtual Dois palitos, de Samir Mesquita, visando em um primeiro momento o uso do celular no ambiente escolar de forma didática, associando assim o uso da tecnologia ao trabalho com o gênero, tendo em vista que Dois palitos pode ser facilmente acessado na internet por meio do aparelho celular. Ressaltando que o celular pode ser para o homem muito mais do que um simples atrativo. Fundamentando-nos, pois, nos estudos dos Gêneros textuais: definição e funcionalidade (2002), de Luiz Antônio Marcuschi; Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação (2005), de Luiz Antônio Marcuschi; Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital*(2010), de Luiz Antônio Marcuschi; Gênero, Agência e Escrita (2010), de Bazerman; e A onda dos microcontos (2010), de Carlos Seabra. Com base nesse aparato estaremos contribuindo de forma educativa não só para o ensino de Língua portuguesa, como também para a formação crítica e social do cidadão enquanto ao uso da tecnologia de modo consciente e produtivo.

Palavras- chave: Microcontos; Gêneros textuais; Tecnologia; Ensino e aprendizagem.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: educação e saúde