Práticas educativas e docência: em busca do ensino crítico

Autores

  • Gildoberg Nunes da Silva
  • Danielli Cristina de Lima Silva UFPB
  • Henrique Miguel de Lima Silva UFPB

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem na percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de três Instituições de Ensino Superior, sendo elas, Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa, Universidade Estadual da Paraíba – Campus Campina Grande e uma Instituição de Ensino Superior Privada. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários, totalizando 205 respostas válidas. Os resultados mostraram, que as variáveis que se destacaram como mais influenciadoras no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva dos alunos foram: a didática do professor, referente ao fator professor; o programa da disciplina bem planejado, referente ao fator assunto; Desejo de aprender o assunto, fator aluno; e com relação ao aspecto institucional da IES Federal, predominou a resposta de existência de auxiliares de ensino e de monitores, enquanto que, na Estadual e Privada, biblioteca equipada com um extenso acervo de livros e instalações adequadas. Com relação às atitudes negativas do professor, a falta de domínio do assunto a ser explanado foi a mais citada entre os estudantes. Através dos resultados apresentados, espera-se colaborar para que haja efetividade no processo de ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis.

 

Palavras-chave: Ciências Contábeis; Ensino Aprendizagem; Análise Comparativa

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades