Promoção de saúde mental com docentes da rede pública de ensino: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.335Resumo
Atualmente a saúde física e mental dos professores representa uma das grandes preocupações da sociedade. As atividades laborais desenvolvidas por docentes favorecem o surgimento de insatisfação profissional e depressão, uma vez que os educadores são constantemente pressionados a desenvolver seu trabalho com qualidade, essas imposições sociais podem resultar no desgaste psicológico, emocional e físico. O presente estudo trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, cujo objetivo foi apresentar e discutir um relato de experiência sobre a promoção de saúde mental, na qual foram abordadas temáticas sobre as psicopatologias mais comuns no ambiente de trabalho, destacando a síndrome de Burnout e a depressão. Diante dessa realidade vivenciada, compreendemos a importância de ações de saúde que enfoquem nas psicopatologias e a necessidade de promover ações de saúde mental voltadas principalmente para professores que vivenciam no seu cotidiano situações estressantes que podem resultar em sofrimento mental.
PALAVRAS-CHAVE: Depressão; Docentes; Síndrome de Burnout.