“NAVEGAR É PRECISO” NA HISTÓRIA E NA REDE: O USO DE MÍDIAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PROJETO HISTÓRIA EM WORKSHOP
DOI :
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.99Résumé
O presente estudo é oriundo da aplicação do Projeto “História em Workshop” na EEEF Dom Moisés Coêlho, em Cajazeiras-PB, que tem por objetivo explorar o universo das mídias (sociais e educacionais) em favor do processo de ensino e aprendizagem. A inquietação que motivou a elaboração do projeto e, em consequência, deste estudo é o constante uso de um recurso tecnológico comum entre a maioria esmagadora da sociedade atual: o celular. Pensando nisso, esboço aqui as estratégias metodológicas utilizadas e os resultados (positivos ou não) a fim de colaborar com as pesquisas em ensino e o uso de mídias aplicadas à educação. Neste sentido, o projeto propõe que o discente se encaixe na História, distanciando-se daquela ideia que vislumbra o aluno como “ouvinte”, o professor como “palestrante” e a disciplina como “complicada” e “enjoativa”. O ensino de História, dentro do contexto das ciências sociais, contempla bem a formação social do cidadão, a saber, o próprio currículo da disciplina, onde, o indivíduo inicia seus estudos compreendendo temáticas tais como: o surgimento do homem e das civilizações, bem como a sua importância para o mundo contemporâneo (religião, cultura, linguagens, matemática, entre outros). Se, dentro dessa perspectiva, pudermos nos apropriar dos mais vastos recursos e tecnologias que o meio e a escola oferecem para gerar um debate, produziremos o conhecimento e, através destes recursos, as aulas ficam, não apenas mais atrativas, como fixam melhor os conteúdos. O uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa através de pesquisas, exposição de conteúdo, fotografia, dentre outros meios que coloquem o “aprendiz” tradicionalmente visto como “figurante” no papel de “protagonista”, e protagonista de sua própria história.
Palavras-chave: Ensino de História; Tecnologias; Mídias na Educação